Klabin é reconhecida como “Leadership” pelo Carbon Disclosure Project

• Escrito por  In Press Porter Novelli
  • Publicado em Demais

A empresa participou em três programas da plataforma: Mudanças Climáticas, Água e Floresta

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder nos segmentos de embalagens, papelão ondulado e sacos industriais, obteve classificação nível Leadership pelo Carbon Disclosure Project (CDP) nos seus resultados anuais para Mudanças Climáticas e Floresta, ao alcançar pontuação “A-”, que caracteriza as melhores práticas na plataforma e indica que a companhia implementou uma série de ações para gerenciar mudanças climáticas nas operações próprias e de terceiros. O CDP, organização internacional sem fins lucrativos, analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo para gerir os impactos ambientais de suas atividades.

No programa Água, a companhia atingiu classificação nível “Management”, com pontuação “B”. O progresso de cada empresa é categorizado da seguinte forma: divulgação dos dados (D- e D), conscientização (C- e C), gestão (B- e B) e liderança (A e A-). Os resultados da Klabin figuram em nível acima da média da indústria e o relatório do CDP destacou que a empresa está medindo seus impactos para tentar reduzi-los, estabelecendo metas e implementando política e estrutura estratégicas para tomar as medidas satisfatórias. Entre as iniciativas, a companhia acompanha e monitora toda sua captação de recursos hídricos visando minimizar impacto e melhorar a performance de tratamento de seus efluentes, além disso, mantém compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU diretamente ligados à água.

Em Mudanças Climáticas, o CDP fez apontamentos específicos sobre os resultados da Klabin, classificados como excelentes. A pontuação atingida pela companhia a posiciona dois níveis acima da média do setor e da média brasileira. O nível Leadership garante a existência de atividades significativas ligadas a metas para redução de emissões e dados de emissões verificados. Nesse sentido, a Klabin possui um Comitê do Clima, que discute, planeja e executa ações relacionadas à antecipação de eventos climáticos e mantém agenda estratégica para emissões atmosféricas de baixo impacto, recebeu o selo ouro do GHG Protocol – programa do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas -, e conta com padrões de emissões atmosféricas focados em produção energética limpa.

No programa Floresta, a Klabin conquistou avanços nas ações que asseguram uma cadeia de valor livre de desmatamento e suas práticas foram consideradas as melhores no gerenciamento de riscos do mesmo. A companhia, que tem o seu manejo florestal como referência de produtividade no mundo, foi a primeira empresa do setor do hemisfério sul a receber certificação internacional que atesta uma gestão de manejo florestal responsável, economicamente viável e que estimula boas relações com a comunidade, além de ser pioneira no engajamento da certificação florestal para pequenos produtores rurais parceiros.

Desde 2006, a Klabin participa da iniciativa mundial do Carbon Disclosure Project, que facilita o diálogo entre investidores e empresas que procuram minimizar os impactos ambientais de seus negócios diante das mudanças climáticas. Nessa trajetória, em 2015, a companhia foi reconhecida como a Melhor Prática de Gestão do Capital Natural pelo CDP. Em 2014, foi escolhida como uma das companhias que mais incentivaram as boas práticas de manejo florestal, abordando o controle de seus impactos e ações a partir do engajamento de seus fornecedores, certificação e rastreabilidade de sua madeira como forma de garantir uma cadeia de valor livre de desmatamento.

O CDP fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental de empresas, cidades, Estados e regiões, medindo e gerenciando seus impactos ambientais. Com uma rede de investidores e compradores, as empresas e decisores políticos baseiam-se nos dados e considerações do CDP para tomar melhores decisões, gerir riscos e capitalizar oportunidades.

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 16 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.