A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Avicultura familiar moderna e as oportunidades de negócios

  • Escrito por  Cássia Marchetti
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Distribuídas em 1.543 cooperativas, as famílias contribuem para os resultados positivos da carne de frango brasileira

A avicultura industrial é caracterizada por ser um dos setores com maior evolução tecnológica e ganho de produtividade em atividades agropecuárias, mas também no setor produtivo de uma maneira geral. Com empresas de grande porte, o segmento conta, ainda, com a participação de muitas famílias, que formam as cooperativas.

No Brasil, as cooperativas surgiram em 1889, em Minas Gerais, por um grupo de pessoas que buscavam atender às necessidades de mercado de outras famílias. Hoje, além da produção de frango, elas trabalham com grande força na produção de grãos, milho, soja, trigo e suínos.

O setor agropecuário, conta com quase 1 milhão de cooperados, distribuídos por 1.543 cooperativas. No Sul do país existem cooperativas com até 70 mil famílias associadas, e outras que já diversificam suas atividades para a produção e industrialização de peixes. “Sabemos que as famílias são responsáveis por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, com destaque para as carnes de aves e suína. Em estados como Santa Catarina, estes índices alcançam 87%”, comenta o Gerente de Linha de Produtos da Unidade Aves da Ceva Brasil, Marco Aurélio Lopes.

De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a carne brasileira de frango chega a 142 países. Qualidade, sanidade e preço são os fatores que contribuem para isso. “Com certeza a presença das famílias na avicultura industrial é importantíssima para a positividade desses dados”, explica Marco.

O Censo realizado em dezembro de 2015, registrou o número de 6.582 cooperativas no Brasil, envolvendo mais de 12 milhões de cooperados. “As famílias são responsáveis por US$ 7 bilhões em exportação por ano. Isso demonstra o poder e importância para o nosso setor”, comemora o gerente.

Líder em tecnologia aviária, a Ceva conta uma equipe especializada que atua em campo, junto à diversas cooperativas. Anualmente, o calendário da Unidade Aves conta com uma série de atividades destinadas à esses grupos, como por exemplo, a realização de palestras, treinamentos e acompanhamento de resultados nas cooperativas.

“Sabemos da grande importância da presença das famílias nas cooperativas, reconhecemos e valorizamos o trabalho desses grupos, pois passa de geração para geração e a Ceva tem feito parte de muitas histórias e conquistas.”, finalizou o gerente.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::