14 jovens da Fundação CASA são premiados na OBMEP

• Escrito por  Camila Souza
  • Publicado em Demais

Um deles conquistou uma inédita medalha de bronze na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Matemática; premiações superam 2015

Quatorze adolescentes que cumprem ou cumpriram medida em 13 centros da Fundação CASA no Estado de São Paulo foram premiados na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016).

Um adolescente de 16 anos, internado no CASA Madre Teresa de Calcutá I, em Iaras, conquistou uma medalha de bronze, feito inédito entre jovens privados de liberdade no Estado paulista. Todos os outros conquistaram menções honrosas. Jovens da Fundação CASA participam da OBMEP desde 2005.

O número de premiados neste ano superou a edição de 2015, quando 11 jovens angariaram menções honrosas. Em setembro, 809 adolescentes privados de liberdade haviam passado para a segunda fase da OBMEP.

O índice de aprovados para a segunda etapa em 2016 foi superior a 2015, quando então se registraram 558 classificados. Na 2ª fase, os candidatos responderam teste com seis questões dissertativas, nas quais expuseram os cálculos e raciocínio utilizados.

“O crescimento das premiações e de classificados para a segunda fase da Olimpíada mostram que os adolescentes infratores também são capazes e que é necessário a sociedade, antes de tudo, dar a oportunidade para que eles possam contribuir positivamente”, avalia a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella.

Na primeira fase de 2016 foram inscritos 6.939 adolescentes, de ambos os sexos, internados em cem centros socioeducativos. As provas aconteceram em junho.

Os adolescentes da Fundação premiados cumprem ou cumpriram medida nas seguintes cidades: São Paulo (CASA Jardim São Luiz I), Atibaia (CASA Atibaia), Santos (CASA Santos), Sorocaba (CASA Sorocaba I), Jacareí (CASA Jacareí), Ribeirão Preto (CASA Ribeirão Preto e CASA Cândido Portinari), Batatais (CASA Batatais), Bauru (CASA Nelson Mandela), Iaras (CASA Madre Teresa de Calcutá I e CASA Rio Novo), São José do Rio Preto (CASA São José do Rio Preto) e Mirassol (CASA Alexandre Thomé de Souza, com duas menções honrosas).

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é responsável pela organização da Olimpíada, promovida desde 2005 com recursos dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e Educação (MEC). A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) apoia a iniciativa.

De acordo com o IMPA, 6.500 alunos de escolas públicas receberam medalhas, sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Foram distribuídas cerca de 46.200 com menções honrosas. Os resultados finais da OBMEP 2016 foram divulgados no final de novembro.

Todos os medalhistas, desde que estejam matriculados em escolas públicas em 2017, receberão de prêmio a participação no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), com direito a bolsa de iniciação científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os ganhadores de menção honrosa receberam certificados eletrônicos.

Dados
Em 2016, a OBMEP registrou um novo recorde de municípios participantes: 5.544 cidades (99,59% dos municípios no país), com 47.474 escolas e cerca de 18 milhões de alunos inscritos.

São Paulo possui o maior número de estudantes e escolas inscritos: 3.340.982 alunos de 5.945 escolas. Os jovens inscritos que cumpriam medida socioeducativa na Fundação CASA representaram cerca de 0,21% dos participantes paulistas.

"Antes de imprimir esse e-mail, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

Verifique se o equipamento possui recursos de impressão frente e verso, modo econômico,entre outros."