A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CFMV coloca em consulta pública resolução que regulamenta atuação de RTs na aquicultura

  • Escrito por  Assessoria de Comunicação CFMV
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Com o objetivo de regulamentar a atuação do médico veterinário e do zootecnista como responsáveis técnicos na aquicultura, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) criou, em 2015, um grupo de trabalho específico para estudar a questão e elaborar uma proposta de resolução sobre os procedimentos para registro e anotação de responsabilidade técnica de profissionais e de estabelecimentos de cultivo e manutenção de organismos aquáticos.

Preocupado em fazer um documento conciso e adequado à realidade do setor, o CFMV quer, agora, ouvir sugestões e opiniões sobre o assunto. Qualquer pessoa física ou jurídica e entidades da área pode contribuir. Os interessados devem acessar o texto da proposta, e encaminhar as recomendações até dia 5 de março (90 dias) para o e-mail .

“Com as novas normas, pretende-se definir, com mais objetividade, quais são as responsabilidades nos sistemas de produção animal e garantir segurança jurídica aos profissionais e ao aquicultor em suas relações de trabalho e prestação de serviço”, informa o presidente do Grupo de Trabalho de Aquicultura (GTA) do CFMV, Eduardo Azevedo.

Azevedo esclarece que a proposta de resolução mantém as regras já existentes sobre o tema e estabelece novos critérios para que os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) possam aprovar a carga horária na averbação de cada Anotação de Responsabilidade Técnica de profissionais. O documento também atribui limitação ao número de estabelecimentos onde será possível exercer RT e leva em consideração a complexidade técnica de cada atividade.

A minuta de resolução institui também a responsabilidade na aquicultura sobre a criação, manutenção e bem-estar dos animais, destinação de resíduos líquidos e sólidos, qualidade dos insumos adquiridos e produzidos, além de ações de boas práticas.

Confira na íntegra o texto da proposta de resolução

Grupo de Trabalho

Dando continuidade ao trabalho do GTA, está programada para o ano que vem a publicação de um Manual de Responsabilidade Técnica na Aquicultura. O material pretende orientar os médicos veterinários e zootecnistas sobre a nova legislação de forma mais detalhada, inclusive com a padronização de formulários e procedimentos administrativos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::