M&T Peças e Serviços: Novas tecnologias de monitoramento e gestão imprimem novo ritmo ao mercado de equipamentos pesados

• Escrito por  Mecânica de Comunicação
  • Publicado em Demais

Usuários de máquinas para a construção e mineração vêm adotando essas novidades para aumento da produtividade e otimização dos processos de operação e manutenção

Um dos principais avanços no setor de equipamentos foi a introdução de sistemas de monitoramento à distância, que permitiu ao usuário obter, em tempo real, todas as informações importantes para o gerenciamento da frota, otimizando processos de operação e de manutenção e atendendo de forma mais eficiente as demandas de cada obra.

A utilização dessa eletrônica garante ao usuário o monitoramento e o acompanhamento do dia a dia da operação e a obtenção de índices de produção, de consumo de combustível, de produtividade, e de outros parâmetros que podem contribuir no aprimoramento da gestão, trazendo inúmeros benefícios como o melhor planejamento das manutenções, um dimensionamento mais assertivo da frota, economia de mão de obra, menor número de paradas do equipamento, entre outros.

Um desses sistemas é o Livelink, da fabricante inglesa JCB, uma ferramenta de monitoramento remoto que contribui para o gerenciamento da operação e controle das manutenções preventivas, aumentando a eficiência operacional da máquina e diminuindo paradas desnecessárias. Ele trabalha como uma espécie de Raio-X à distância, pois fornece relatórios de operação que podem ser acessados via smartphones e tablets.

Para apresentar as mais recentes soluções tecnológicas para monitoramento “online” e “off-line” de frotas, a Sobratema está preparando a terceira edição da M&T Peças e Serviços – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração ente os dias 7 e 9 de junho de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.

Para Agnaldo Lopes, gerente de produto da JCB, a realização da M&T Peças e Serviços na Semana das Tecnologias Integradas é muito boa para que as empresas possam estar presentes para mostrar seus produtos no momento em que o mercado tende a retomar, com a expectativa do retorno de novas obras.

A M&T Peças e Serviços é a única feira voltada exclusivamente para as áreas de gestão, soluções de pós-venda, insumos e componentes para equipamentos de construção e mineração. Ainda no segmento de gestão de equipamentos, ela contemplará simuladores de operação, softwares de gestão, sistemas de segurança, de telemetria, de navegação e nivelamento, entre outros.

A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos conta também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos e o Summit 2017, o maior evento de conteúdo na área de construção e no segmento do meio ambiente do mercado brasileiro.