A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Imune aos apagões, Edifício Pátio Victor Malzoni preza por autonomia energética

  • Escrito por  Tree Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Usina termoelétrica é capaz de operar e garantir energia constante para 5 mil usuários

Contar com grandes tecnologias é um dos diferenciais do Edifício Pátio Victor Malzoni. Desde o início das operações, uma novidade vem sendo muito utilizada pelo empreendimento, uma usina termoelétrica (UTE) capaz de promover autonomia ao prédio. A tecnologia, que atende as áreas comuns e privativas do Edifício, é capaz de fornecer energia por 24 horas seguidas, durante o tempo que for necessário.

A usina é composta por cinco geradores de grande porte. Dois a gás, dois a diesel e um de emergência, também movido a diesel. Flávio Engel, gerente de operações prediais da CBRE – administradora do condomínio –, destaca que os geradores a diesel contam com catalizadores nas saídas, o que permite a limpeza das partículas enviadas ao meio ambiente, deixando-as menos poluentes.

“Por sermos um prédio sustentável, sempre optamos pelos geradores movidos a gás natural. Entretanto, para deixar o sistema mais eficiente, a operação da geração de energia é feita inicialmente com quatro geradores em operação, e na sequência são descartados os dois geradores a diesel e a operação de geração de energia segue com os geradores a gás”, explica o gerente de operações.

Capaz de produzir cerca de 5.800 MW de energia por dia, o equivalente a mais que o dobro do consumo normal do prédio, que tem 167.700m² e por onde circulam cerca de 5 mil pessoas diariamente, a usina funciona também em modo de paralelismo. Ou seja, o edifício trabalha em conjunto com o sistema de produção de energia da UTE e da concessionária em horários considerados de ponta.

Para que essa comunicação entre distribuidora e UTE funcione de forma efetiva, o Pátio Malzoni conta com um sistema inteligente capaz de coordenar automaticamente esse funcionamento.

“Nossa usina fornece 90% de energia e a concessionária, 10%. Quando nossos sistemas detectam oscilação ou outro tipo de falha nesses 10%, a central automaticamente assume o controle e comunica esse comando à distribuidora”, explica Flavio Engel. Nos últimos dois meses, o sistema a gás vem sendo utilizado 10 horas por dia.

A grande vantagem em contar com essa autonomia é a segurança energética, imprescindível para companhias que não podem correr o risco de interrupção nos seus sistemas e servidores, tais como bancos ou empresas de tecnologia. Além de autoeficiência em gerenciar a própria energia.

Visando essa autonomia, o Pátio Victor Malzoni conta ainda com um parque, disponível para que todos os ocupantes. Esse espaço permite que as empresas possam instalar o próprio gerador.

Sobre o Edifício Pátio Victor Malzoni

Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, n° 3.477, é um dos marcos da arquitetura da cidade de São Paulo. É um edifício verde que alia o que há de mais moderno em tecnologia e sustentabilidade com preservação do patrimônio histórico. Suas duas torres se conectam por um pórtico gigante de 30 metros de altura por 45 metros de largura que servem de moldura para uma Casa Bandeirista do século XVIII. Com 20 andares e seis subsolos, o edifício Pátio Victor Malzoni é o prédio com a maior laje corporativa na cidade, 5 mil metros quadrados. Em março, recebeu menção honrosa na categoria Micro e Pequenas Empresas no 11º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água pelo Projeto EcoMalzoni: Estação de tratamento de água / sistema de reuso.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::