Atenção Nas Férias: Pipas Próximas Da Rede Elétrica São Um Perigo

• Escrito por  Assessoria de Imprensa Elektro
  • Publicado em Demais

É nos meses de férias que as crianças mais soltam pipa. Por isso, fazem-se necessários alguns cuidados para que elas possam brincar em segurança. O principal deles é afastar-se das redes elétricas. Quando as pipas enroscam nos fios podem provocar curtos-circuitos e acarretar desde interrupções no fornecimento de energia em bairros inteiros até acidentes fatais.

Este é um tema muito importante, especialmente, ao olhar para os números. Em 2014, foram contabilizadas sete mortes no Brasil decorrentes da utilização de pipas nas proximidades das redes elétricas, contra 12 acidentes graves em 2013. Portanto, fique atento às dicas da Elektro.

• Solte pipa apenas em campos abertos ou parques, sempre afastados das redes elétricas;

• Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;

• Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios de alta e baixa tensão. Vale lembrar que o uso de cerol é proibido e constitui um grande risco para as pessoas. Ele pode provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;

• Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-las. Nunca use varas nem suba no poste para tirar uma pipa. O choque nestes casos é fatal;

• Se a pipa cair em uma árvore que esteja tocando a rede elétrica, é perigoso tentar retirá-la, pois o movimento dos galhos pode provocar curto-circuito e choques;

• Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;

• Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte;

• Prefira pipas que não precisem de rabiola;

• Não suba em telhados, lajes, postes ou torres para recuperar pipas;

• Lembre-se: o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios da rede elétrica pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte.

SERVIÇO

A Elektro está disponível 24 horas, durante os sete dias da semana, pela Central de Relacionamento com Clientes - 0800 701 0102, via SMS – mande sua mensagem para o número 26655 com o tipo de serviço ou por e-mail no .