A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Iniciados neste ano, os cursos gratuitos foram oferecidos em residenciais de todo o estado

  • Escrito por  Imprensa CDHU
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Os cursos promovidos em 2016 pelo Via Rápida Empego em conjuntos habitacionais da CDHU proporcionaram a capacitação profissional de 585 moradores em todo o estado de São Paulo. O programa iniciado neste ano levou a unidade móvel d​a iniciativa para a capital e mais oito cidades.

Durante o ano, foram oferecidos cursos de confecção industrial, imagem pessoal, pintura e hidráulica e soldagem. No interior, as cidades que participaram do projeto foram: Batatais, Campinas, Guaratinguetá, Itú, Marília, São José dos Campos e Sorocaba. Além delas, o Via Rápida também foi realizado em Santo André, região do ABC paulista, e na Vila Jacuí, bairro localizado na zona leste da capital.

"A cada momento precisamos nos capacitar mais e mais. É uma exigência do próprio mercado de trabalho. Foi pensando nisso que a gente percebeu a necessidade de oferecer formação profissional para os moradores desses conjuntos", explica Ernesto Mascellani Neto, diretor de atendimento habitacional da CDHU, que complementa: "E, facilitando o acesso sem custos, levando até eles uma oportunidade, o interesse aumenta".

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) atuam em parceria para realizar o Via Rápida Emprego​, com capacitação profissional aos moradores dos conjuntos habitacionais do interior e da cidade de São Paulo. Com isso, uma unidade móvel do Via Rápida Emprego, que formou 555 moradores em 2016, é levada para a área comum dos conjuntos habitacionais ou no entorno deles. Para o Via Rápida Expresso e Econômico, que foi responsável pela capacitação de 30 moradores neste ano, a SDECTI fornece o material didático e convoca os professores, enquanto a CDHU busca o local para as aulas e os próprios alunos.​ Uma das vantagens do programa é que a realização das aulas ​próxima da residência dos alunos proporciona uma baixa evasão n​os cursos.

“Além da importância para uma melhor qualificação profissional e a possibilidade de inserção com qualidade no mercado de trabalho para os mutuários da CDHU, os cursos possibilitam que os equipamentos públicos possam receber uma nova roupagem, com recuperação da pintura e da parte hidráulica”, afirma Lucas Cordeiro, superintendente de desenvolvimento social da CDHU. Nessa modalidade de cursos os alunos desenvolvem as aulas práticas pintando paredes e fazendo pequenos reparos nos encanamentos dos equipamentos públicos do​s​ empreendimento​s​ habitacionais.

Para o próximo ano, a expectativa é que os cursos continuem sendo ministrados em todo o estado, e três carretas do programa já foram confirmadas, com os cursos de confecção industrial, imagem pessoal e soldagem. Também está prevista a expansão do Via Rápida Expresso e Econômico com a oferta de um número maior de vagas em cursos de pintura e encanador. Os locais ainda não foram definidos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::