A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

ABIAD promove debate com Jarbas Barbosa, diretor-presidente da ANVISA

  • Escrito por  Maurício Santini 
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), Dra. Tatiana Pires, abriu oficialmente o evento de celebração dos 30 anos da instituição, ocorrido no último dia 1º de dezembro, no Figueira Rubayat, na região dos Jardins, em São Paulo.

A dirigente agradeceu a presença de todos os convidados e traçou um breve histórico desde a fundação da ABIAD, em junho de 1986. Um filme comemorativo, com toda a trajetória da entidade, trouxe depoimentos dos personagens protagonistas da história da associação.

Entre os presentes no almoço de confraternização, estiveram os representantes e CEOs das empresas-membro da entidade, bem como representantes de instituições como: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP, International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI), Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção de Saúde (Abifisa), Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Regional de Nutricionistas, CRN3.

O ponto culminante do encontro foi assinalado com um bate papo informal entre a presidente da entidade e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa. Entre os desafios apontados por Jarbas Barbosa está a agilidade e a eficiência nos processos regulatórios para diminuir as filas e ter um acesso mais rápido.

“O mercado brasileiro é muito específico. Este segmento teve um grande crescimento, com aumento significativo de empregos, além de avanços tecnológicos e uma ampliação substancial da base industrial. Entre os desafios da Anvisa está a busca de um acompanhamento e uma atualização permanente no ambiente regulatório”, disse Barbosa.

A convergência regulatória também foi sinalizada como um dos entraves pelo presidente da Anvisa. “A demanda por uma convergência regulatória é determinante para aliviar a sobrecarga dos agentes de regulação. Essa convergência interessa a todos: produtores, reguladores e, por último, consumidores”, comentou.

O diretor-presidente da Anvisa salientou que é preciso promover um diálogo permanente entre o setor produtivo e os agentes reguladores. “No Brasil, muitos alimentos são tratados como medicamentos e, lá fora, como suplementos alimentares. É preciso dialogar, discutir e ouvir todos os setores para um aperfeiçoamento do ambiente regulatório. O contato entre a agência e o setor produtivo é fundamental”, defendeu o dirigente.

Jarbas Barbosa divulgou que, no dia 8/12, a Anvisa expedirá um edital com a nova Agenda Regulatória e que está previsto a criação de uma sub câmara para alimentos especiais dentro da câmara de medicamentos. “Acredito que, no primeiro semestre de 2017, teremos um grande progresso no cumprimento das determinações que levam à modernização do marco regulatório”, concluiu.

Dra. Tatiana Pires, presidente da ABIAD, mencionou as parcerias entre a ABIAD e ANVISA, tais como o apoio ao MBC (Movimento Brasil Competitivo), que tem por objetivo a capacitação de servidores da Anvisa. Durante o debate, a presidente questionou a Anvisa sobre como a ABIAD deve seguir processos de parcerias público-privada e reiterou a necessidade de firmar o termo de cooperação da entidade para com a Anvisa e colocou a entidade à disposição da Agência. Jarbas Barbosa agradeceu e declarou, “a ABIAD já é uma grande parceira da Anvisa. O diálogo entre o agente público e o setor privado é fundamental para uma atualização regulatória eficiente”.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::