A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

ANCP comemora excelentes resultados em 2016 e já prepara o próximo ano

  • Escrito por  Thell de Castro
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Entidade lançou sumários, Índice Bioeconômico, participou de eventos no Brasil e no exterior, entre outras atividades

Ao chegar ao final de mais um ano, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) comemora, em conjunto com seus associados, os resultados obtidos no melhoramento genético no Brasil e em outros países da América do Sul onde também atua.

A Entidade promoveu palestras, esteve presente em dias de campo, ofereceu treinamento aos associados e lançou sumários e catálogos, além de participar de grandes eventos da pecuária nacional e internacional.

No início de 2016, a ANCP recebeu um grande reforço: a contratação do médico veterinário Argeu Silveira, que assumiu a função de Diretor Técnico. Sua apresentação ocorreu durante a reunião dos consultores da Entidade, realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, em Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG).

No mês de maio, foi realizada a 22ª edição do Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre produtores, pesquisadores, técnicos e profissionais da imprensa, em Ribeirão Preto (SP).

Na ocasião, foi apresentado oficialmente o novo Índice Bioeconômico para a raça Nelore, batizado de MGTe (Mérito Genético Total Econômico), que avalia a importância econômica de cada uma das características através de valores econômicos, definidos como a variação do lucro da propriedade. Também foi lançado o Sumário de Touros de maio de 2016, com avaliações dos animais das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.

Entre os dias 12 e 17 de junho, o presidente da ANCP, Prof. Raysildo Lôbo, participou da 5ª Conferência Internacional sobre Genética Quantitativa. O evento, realizado na cidade de Madison, nos EUA, reuniu os maiores pesquisadores do mundo das áreas de genética molecular, bioinformática e outras áreas correlacionadas. No congresso, que contou com cerca de 500 pesquisadores, ele foi um dos palestrantes, apresentando um de seus trabalhos científicos.

Em julho, mais um consultor chegou para reforçar a equipe. Daniel Feijó Biluca, zootecnista, mestre em Produção Animal, passou a atuar em todo o território nacional, com ênfase em programas de melhoramento em grandes rebanhos, especialmente os comerciais, e na utilização da genômica, inclusive com estudo de viabilidade da tecnologia.

Já entre os dias 20 e 28 de agosto, a ANCP participou da ExpoGenética 2016, em Uberaba (MG). Os destaques da Entidade no evento foram o lançamento do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã de Agosto de 2016 e a apresentação do 12º Catálogo da Reprodução Programada 2016. O pesquisador Luís Gustavo Figueiredo foi o responsável pela apresentação dos sumários da ANCP.

No mês seguinte, aconteceu a 6ª edição da Goiás Genética, entre os dias 2 e 11 de setembro, que teve como tema “A qualidade da carne produzida no Brasil”. A ANCP participou do evento com palestra de Argeu Silveira sobre o programa de melhoramento genético da entidade, além de contar com um estande montado no pavilhão 15, onde apresentou animais de alguns criadores parceiros.

Posteriormente, em outubro, entre os dias 11 e 17, a equipe da ANCP esteve na Bolívia, onde participou de seminário, ministrou treinamento a associados e visitou as propriedades de um dos associados da Entidade. O pesquisador Luiz Gustavo Figueiredo apresentou a palestra “A importância do uso de touros com evolução genética”, durante o Seminário Alimenta 2016.

Argeu Silveira destaca que a ANCP participou de mais de 60 eventos durante o ano, entre palestras, dias de campo, leilões, feitas e visitas a propriedades de parceiros. “Para o próximo ano, estamos preparando mais novidades tecnológicas para nossos associados”, ressalta.

O Prof. Raysildo Lôbo aponta ações importantes para o sucesso da Entidade em 2016. “Destaco o lançamento do Índice Bioeconômico, de muita importância para a eficiência da seleção dos associados, sendo um grande diferencial da ANCP, e o desenvolvimento e lançamento do MAXPAG, importante ferramenta que aumenta a eficácia da seleção. Além disso, a contratação do Argeu Silveira estreitou ainda mais os laços da ANCP com os criadores. Ele já participou de diversos eventos do setor, além de realizar visitas técnicas aos nossos associados”, informa.

Prof. Raysildo aguarda o próximo ano com a expectativa de lançamento de novas tecnologias para auxiliar os associados no processo de seleção do rebanho. “Já em janeiro, entre os dias 25 e 27, teremos a Capacitação Técnica e Reunião Anual de Consultores, a qual será muito importante para o planejamento das ações do ano junto a nossa equipe de consultores”, conclui.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::