Dicas para gravar vídeos em casa

• Escrito por  Aline Matos
  • Publicado em Demais

Muitas pessoas buscam produzir e editar vídeos em casa. Seja para um canal no Youtube, divulgação de um projeto pessoal, um trabalho freelance ou apenas por hobby, basta ter um smartphone com uma câmera e pronto é possível estar online. Porém, quem busca um acabamento mais profissional precisa estar atento a alguns detalhes que fazem a diferença na hora da produção. Veja abaixo algumas dicas para deixar as suas gravações com um melhor acabamento.

Planejamento

O planejamento é fundamental para definir o conteúdo e desenvolver um roteiro adequado para a programação do vídeo. É no planejamento que é pensado sobre o objetivo principal do vídeo e qual o melhor caminho para conduzi-lo. Coloque no papel todas as suas ideias e aos poucos defina o que será feito no início, no meio e no final. Assim é possível visualizar melhor as características do vídeo.

Cenário

O cenário precisa passar credibilidade para o público, portanto aposte em um ambiente limpo e com boa iluminação. Pense no seu objetivo e o que é preciso para ter mais qualidade. É melhor um ambiente limpo do que um quarto todo bagunçado enquanto você fala de um assunto sério, então tenha atenção nesse momento. Além disso, procure um lugar mais sossegado, livre de barulhos que possam atrapalhar a gravação.

Equipamentos

Um bom equipamento fotográfico enriquece a qualidade de qualquer gravação, mas com um smartphone que tenha uma câmera razoável também é possível desenvolver boas gravações para trabalhos de divulgação ou alimentar aquele canal no YouTube. Quem busca um acabamento mais profissional uma câmera DSLR é umas das mais indicadas, porém a Canon t6i também é uma ótima opção para elaboração de grandes cliques.

Cuidado na edição

Durante a edição é preciso ter muito cuidado para que partes importantes não sejam mal aproveitadas. Tenha um bom computador e bastante tempo para analisar e editar cada minuto gravado e se precisar grave de novo. Hoje em dia existem programas de edição gratuitos com tutoriais espalhados na web.