Logo
Imprimir esta página

Aliança de compromisso e suas curiosidades

As alianças surgiram muito tempo atrás com os egípcios e hindus, que as utilizavam para representar o casamento. Posteriormente, os gregos a tornaram um símbolo universal, mas o costume de usar em casos menos formais vem mesmo é da Europa.

Além de representar a união do casal, a escolha do formato para ilustrar o amor também tem significado: o círculo, desde a antiguidade, representa a eternidade, pois não tem princípio nem fim – como se espera que seja o amor dos que trocam alianças.

Por que usar a aliança no dedo anelar?

A aliança de compromisso – ou noivado – é usada no dedo anelar direito, e quando passa para a mão esquerda, representa a confirmação do compromisso. Uma das teorias mais conhecidas é dos romanos, que acreditavam que nesse dedo se localiza a “veia d’amore”, ligada ao coração.

Já os chineses dizem que polegares representam os pais; indicadores, irmãos e amigos; dedo médio, você mesmo; dedo anelar, a pessoa que se ama; e dedos mindinhos, os filhos. Segundo a lenda, se você juntar todos os dedos de forma que os dedos médios se encontrem e tentar separá-los, será possível com todos menos os anelares, que representam a pessoa amada.

Qual material escolher?

Geralmente, as alianças de compromisso são de prata ou aço inoxidável por serem materiais menos nobres. Para os modelos de noivado ou casamento, é comum escolher de ouro, pois representa um passo maior.

Existe o melhor modelo para cada casal?

Tanto o modelo quanto a gravação das alianças fica por conta da criatividade dos casais. Enquanto alguns preferem manter apenas a data de início do namoro, outros colocam até trechos com falas de filmes, por exemplo. Outra ideia legal é iniciar uma frase em uma aliança e terminar na outra, ou colocar o nome de uma música que tenha marcado o relacionamento.

Significado cultural

A aliança é conhecida em muitas culturas, porém, seu significado varia em cada uma delas. Em algumas sociedades, ela servia até para representar um contrato de compra ou posse. Os escoceses dizem que, se a mulher perder a aliança, certamente perderá também o marido. No caso dos anéis de noivado, o Papa Nicolau I instituiu a obrigatoriedade das alianças para afirmar a intenção dos noivos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto