A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

ALMACO promove curso sobre compósitos avançados

  • Escrito por  Slea Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Treinamento acontece em São Paulo, entre os dias 05 e 06/12

Nos próximos dias 05 e 06/12, na sede do Centro Tecnológico de Compósitos (CETECOM), em São Paulo, acontece o Curso de Compósitos Avançados. Promovido pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO), o treinamento contará com abordagens teóricas e práticas sobre o que há de mais moderno em termos de matérias-primas e tecnologias voltadas ao processamento dos compósitos – um tipo de plástico de alta performance presente nos setores de transporte, construção, energia eólica, aeroespacial e náutico, entre outros.

De acordo com Erika Bernardino, gerente de marketing da ALMACO, é a segunda vez este ano que a associação promove um curso com esse perfil. “A cadeia produtiva global de compósitos tem evoluído muito sob o ponto de vista tecnológico. Com esse curso, mostraremos novas alternativas para que os fabricantes consigam produzir, em larga escala, peças mais resistentes, leves e com acabamento superior”, afirma.

Confira a agenda completa do Curso de Compósitos Avançados:

05/12

08h30 – “Compósitos x Compósitos Poliméricos Avançados” / “Polímeros Termoplásticos x Polímeros Termofixos” e “Famílias Químicas – Epóxi, Éster-Vinílicas e Poliéster Insaturado”, Waldomiro Moreira (ALMACO);
09h30 – “Gelcoats”, Waldomiro Moreira (ALMACO);
10h – Intervalo;
10h20 – “Ensaios de viscosidade / Lei de Darcy”, Paulo e Lucas Camatta (ALMACO);
10h50 – “Fibras de reforço: aramida, carbono e vidro”, Rodrigo Berardine (Owens Corning);
11h50 – “Prepregs termoplásticos: vantagens e produções seriadas”, Giorgio Solinas (Texiglass);
12h20 – Almoço
13h30 – “Atividades no laboratório do Cetecom (resinas)”, Paulo Camatta (ALMACO);
14h30 – “Materiais de núcleo e adesivos estruturais”, Waldomiro Moreira (ALMACO);
15h30 – Intervalo
15h50 – “Processo – teoria”, Paulo e Lucas Camatta (ALMACO);
16h50 – “Aplicações de compósitos avançados”, Waldomiro Moreira (ALMACO).

06/12

08h30 – “Caracterização de compósitos e ensaios mecânicos”, Gerson Marinucci (IPEN);
09h30 – “Processos (prática)”, Paulo e Lucas Camatta (ALMACO);
10h30 – Intervalo
10h50 – “Processos (prática)”, Paulo e Lucas Camatta (ALMACO);
11h50 – “Reforços Owens Corning”, Rodrigo Berardine (Owens Corning);
12h20 – Almoço
13h30 – “Processos (prática)”, Paulo e Lucas Camatta (ALMACO);
14h30 – “Design, projeto, vida útil dos compósitos e tendências”, Waldomiro Moreira (ALMACO);
15h30 – Intervalo
15h50 – “Processo (prática)”, Paulo e Lucas Camatta (ALMACO);
16h50 – Debates
Os investimentos para a participação são de R$ 800,00 (associados) e R$ 1 mil (não associados). As inscrições podem ser feitas pelo (11) 3719-0098 ou – as vagas são limitadas.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro –, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, associados à liberdade de design. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de piscinas, tubos e tanques a peças de barcos, ônibus, trens e aviões.

Fundada em 1981, a ALMACO tem como missão representar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável do mercado de compósitos. Com administração central no Brasil e sedes regionais no Chile, Argentina e Colômbia, a ALMACO tem cerca de 400 associados (empresas, entidades e estudantes) e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia em Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::