Artesãs de Nobres (MT) são beneficiadas com inauguração de ateliê

• Escrito por  Oficina de Comunicação
  • Publicado em Demais

Votorantim Cimentos viabiliza construção de sede própria da Associação Nobrense de Cultura e Artes (Anca)

A Associação Nobrense de Cultura e Artes (Anca), localizada no município de Nobres (MT), já está funcionando em sede própria. A Votorantim Cimentos construiu um espaço com tudo o que é necessário para incrementar a produção. A inauguração da sede, na última sexta-feira (25/11), marcou o início de uma nova fase para as 20 artesãs que integram a Associação.

As obras foram realizadas por meio do Programa ReDes, uma iniciativa do Instituto Votorantim, com apoio da Votorantim Cimentos e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O espaço, construído em terreno cedido pela Prefeitura de Nobres, de 200 metros quadrados, conta com salão, depósito, copa e sanitário. O Programa ReDes forneceu também móveis e equipamentos, como microretífica, lixadeira e furadeira.

Para o presidente da Anca, Credison Miranda, a inauguração do ateliê possibilitará para ampliar a confecção e comercialização de peças em biscuit, madeira, tricô e crochê. Além da construção da sede, o Programa ReDes ofereceu ainda à Anca consultorias especializadas, cursos de capacitação para as associadas e reforma na loja na qual são comercializadas as peças, no Centro de Nobres.

O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Nobres, Orlando Araújo Silva, disse que o apoio à formalização do negócio da Anca beneficia não só as artesãs como também toda a comunidade, já que a perspectiva de aumento da produção representa uma oportunidade de incremento de geração de emprego e renda. “Ao apoiar a consolidação da Anca, incentivamos as artesãs a ganharem mais autonomia e confiança para desenvolver o potencial, participando, de forma sólida, da movimentação da economia local e do desenvolvimento sustentável de Nobres”, afirmou Orlando.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões nas quais as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infantojuvenis, entre outros.