Franquia de Repasse é um Bom Negócio?

• Escrito por  Ruhama Rocha
  • Publicado em Demais

Comprar uma unidade em funcionamento é uma opção para quem deseja abrir o próprio negócio

“Passa-se o ponto”. Quem nunca leu essa frase? O repasse de estabelecimentos é muito comum no universo dos negócios. Além da cartela de clientes, o novo proprietário contará com a credibilidade deixada pelo anterior para auxiliá-lo nesta etapa. Com as franquias, o método é bem parecido. O sistema acontece quando o interessado compra a unidade já em funcionamento. E a grande vantagem deste modelo é que o empreendedor conta com o apoio de uma marca já reconhecida no mercado, além de todo o suporte da rede franqueadora.

Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país nos últimos tempos, o setor de franquias continua em expansão, obtendo crescimento de 7,9% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As franquias de educação e treinamento demonstraram crescimento de 8,7% em faturamento no ano de 2015, se mostrando na contramão da crise. E para quem deseja entrar nesse segmento, uma das opções é investir em franquias de repasse.

A principal dificuldade vivenciada por quem pretende passar para frente o seu negócio é que alguns empreendedores têm receio de adquirir essas unidades por acreditarem que, se alguém está vendendo, é porque tem algum problema. Porém, para a empresária Luciana Fernandes, franqueada da Prepara Cursos Itaguaí, a história terminou em sucesso. Ao encarar o desafio de reerguer um negócio com má reputação na região, ela conseguiu em três meses de trabalho árduo alcançar o faturamento de 100 mil reais, valor jamais conquistado na cidade do Rio de Janeiro. “Quando comprei essa franquia, ela tinha alguns problemas que vinham da má gestão do dono anterior, mas, com a equipe certa e a adequação de alguns processos, conseguimos hoje triplicar o número de alunos e a receita financeira”, afirma Luciana.

Para a franqueada, um fator decisivo nessas transações é verificar a credibilidade da rede no setor. “O mais importante nesse tipo de transferência é estudar a missão e modo de trabalho da marca e principalmente, ter paixão pelo segmento. Como sempre atuei na área da educação, me senti atraída pela Prepara Cursos e essa foi a forma que encontrei de conquistar minha independência financeira.”, finaliza.

A Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, está há 12 anos no mercado oferecendo qualificação em diversas áreas do conhecimento como turismo, administração, informática e indústria. Em 2016, ficou em primeiro lugar na categoria Cursos e Treinamentos do prêmio Melhores Franquias do Brasil da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Sobre a Prepara Cursos

A Prepara Cursos, que foi a primeira rede a ser criada pelo Grupo Prepara, oferece mais de 80 cursos profissionalizantes e conta com mais de 500 unidades. A rede já formou mais de 1 milhão de alunos em todo o país. Além de contribuir para a formação de jovens de todo o Brasil, a Prepara Cursos ainda os auxilia por meio do Programa Mais Empregos, na busca pelo primeiro emprego ou por uma colocação melhor no mercado de trabalho. O Programa Mais Empregos atua como um facilitador entre empresas que procuram profissionais qualificados e candidatos em início de carreira que buscam uma oportunidade no mercado. Com essa iniciativa, a rede já beneficiou mais de 100 mil alunos em todo país. A Prepara Cursos é uma marca premiada no mercado nacional. Por três anos, foi eleita pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a melhor franquia do Brasil e, em 2015, conquistou pelo sétimo ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising - SEF, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).www.prepara.com.br

Acesse a nossa lista de porta-vozes e baixe imagens em alta resolução na Sala de Imprensa da Dezoito. Veja em: http://www.dezoitocom.com.br/