Franquia de camisas esportivas históricas aposta em expansão fora do eixo Rio-São Paulo

• Escrito por  Janaina Almeida
  • Publicado em Demais

Marca amplia cada vez mais sua presença no interior do país e já conta com mais de 20 times licenciados fora das grandes metrópoles do Sudeste

Com o objetivo de atrair ainda mais consumidores e fortalecer uma marca, é normal que muitas empresas direcionem sua estratégia de modo a atender os grandes centros e, principalmente, o eixo Rio-São Paulo. Mas, nem sempre essa é a melhor direção para crescer. Não é a toa que a RetrôMania, marca de camisas esportivas retrô, tem ganhado cada vez mais notoriedade nacional ao apostar no atendimento personalizado em outras regiões. Logicamente, as duas maiores cidades do país também estão no radar da empresa, mas o enfoque não é tão prioritário como vemos em muitas outras redes de franquia.

Atualmente, a marca produz camisas licenciadas para mais de 20 clubes brasileiros localizados fora dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, atendendo um mercado pouco explorado e altamente promissor. “É claro que temos produtos para torcedores de todo o país, mas, após fazer algumas análises, percebemos o quanto algumas regiões são carentes de produtos personalizados para atender as paixões e as necessidades de sua população. No futebol, essa tendência fica ainda mais evidente, à medida que, na maioria das vezes, apenas grandes times conseguem viabilizar um portfólio variado de produtos para atender a ânsia por novidades de seus fiéis torcedores”, comenta Aldo Viale, sócio fundador da marca. Dentre os homenageados pela RetrôMania estão os clubes Londrina, Coritiba, Fortaleza, Santa Cruz, Paysandu, Remo e Vitória.

A aposta pelo regionalismo tem se mostrado acertada. “Para se ter uma ideia, hoje em dia, só as vendas realizadas no Norte e no Nordeste do país representam 20% do nosso faturamento. Por conhecermos muito bem as preferências das regiões, conseguimos produzir artigos realmente diferenciados para cada torcida. Além disso, estima-se que o país tenha mais de 800 times profissionais, um mercado enorme”, explica Viale.

Outra estratégia da empresa para conquistar torcedores de todo país é homenagear grandes ídolos do futebol brasileiro. “Gostamos muito de fechar parcerias com jogadores que fizeram história, como o Bebeto, por exemplo, nosso próximo lançamento. É difícil alguém não se lembrar e emocionar com a conquista do tetracampeonato brasileiro na Copa de 94. Na época, o Bebeto foi um dos grandes destaques da seleção, sendo decisivo para a conquista do título. Nesse caso, mais do que uma camisa da seleção, proporcionamos ao nosso cliente a possibilidade de relembrar um momento que, possivelmente, marcou a sua vida. Sem dúvida, esse é o maior diferencial dos nossos produtos e a nossa maior satisfação. E, ao trabalharmos com tamanha emoção, não há limites nem mesmo barreiras geográficas”, finaliza.

Sobre a RetrôMania

http://www.retromania.com.br/ (27) 3317 5554

A RetrôMania, marca de camisas históricas de futebol, rugby e basquete, foi fundada em 2012, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. A empresa, que tem duas lojas próprias em sua cidade natal, também marca presença no e-commerce e no varejo multimarcas e iniciou sua expansão pelo franchising no início de 2016.