A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Evonik expôs novidades durante a Feiplar Composites & Feipur

  • Escrito por  Via Pública Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Formuladores de composites, poliuretanos e plásticos de engenharia puderam conhecer as novidades da empresa, que recebeu o Prêmio Excelência 2016 e ainda apresentou vasto conteúdo técnico durante os eventos simultâneos à exposição

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, participou de mais uma edição da Feiplar Composites & Feipur – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Compostos Termoplásticos/Plástico de Engenharia, realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, em São Paulo.

Com a participação de mais de 300 expositores, a feira recebeu 12.800 visitantes nesta edição, reunindo mais de 2.500 profissionais nas 100 palestras técnicas realizadas.

O evento foi uma oportunidade de promover diversas linhas de produtos a um público altamente especializado. “Tivemos uma grande visitação em nosso estande e pudemos reforçar nossa posição como uma das principais fornecedoras de soluções para as indústrias destes mercados, que exigem cada vez mais produtos de alta tecnologia e específicos para cada aplicação”, destaca Roberto Luiz, Gerente de Poliuretanos da Evonik.

Durante a Feiplar Composites & Feipur, a Evonik apresentou conteúdos técnicos nos Painéis Setoriais, dirigidos aos segmentos de isolamento térmico, automotivo, mineração, espumas flexíveis e aeroespacial, além de participar do VII Congresso Internacional de Poliuretano e do IV Congresso SAMPE Brazil – Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos.

A empresa ainda participou da cerimônia Prêmio Excelência 2016 e ficou em primeiro lugar como Fornecedor do Ano, na categoria Plásticos de Engenharia. “Foi bastante gratificante receber este prêmio, que significa o reconhecimento da Evonik como um provedor de soluções importante para este mercado, de forte crescimento”, destaca Fábio Tufano, responsável pela área de Novos Negócios na América do Sul.

Produtos em destaque e novidades
A linha de Poliuretanos da Evonik aproveitou o evento para realizar o lançamento oficial do projeto “Evonik PU Foam Academy” na América do Sul. Trata-se de uma iniciativa global que tem como objetivo aumentar a capacitação profissional sobre a tecnologia do poliuretano com foco em espumas flexíveis em bloco, por meio de treinamentos personalizados e eventos especialmente desenvolvidos em parceria com os clientes Evonik. A linha de Poliuretanos também apresentou novos produtos:

Ortegol BS 1 - aditivo que melhora o espalhamento do adesivo em aglomerados.

Tegoamin ZE 5 - catalisador especial de amina terciária com emissão zero, indicado para espuma flexível e HR moldado.

Ortegol AO 7 - redutor de “scorching“ em espumas flexíveis.

Ortegol VCO - aditivo indicado para abrir células de espumas viscoelásticas.

Para materiais de núcleo e matrizes termoplásticas e termofixas, foram destaques:

Rohacell HERO - Espuma rígida de PMI (polimetacrilimida) utilizada como material de núcleo em estruturas de compósitos tipo sanduíche recentemente desenvolvida para o mercado aeroespacial. Este novo grade apresenta maior potencial na redução de peso e melhor performance com relação a tolerância a danos e visibilidade ocasionada por eventos de impacto.

Rohacell Tripple-F - Espuma rígida de PMI (polimetacrilimida) utilizada como material de núcleo em estruturas de compósitos desenvolvida para que seja possível realizar a expansão da mesma diretamente no molde produzindo geometrias complexas sem desperdício de material. A tecnologia permite que insertos sejam integrados nas peças. A produção de itens em série utilizando o material Rohacell Tripple-F é otimizada quando uma taxa de 1.000 a 40.000 peças por ano é atingida.

VESTAKEEP - polímero de PEEK (Polieteretercetona) que pode ser utilizado como matriz termoplástica para as fibras em materiais compostos. VESTAKEEP é apropriado para a aplicação em fibras unidirecionais e tecidos feitos de fibras de carbono, vidro ou aramida.

VESTAMID HTplus - polímero de poliamida de baixa viscosidade que proporciona boa impregnação de fibras em aplicações de compósitos. Com temperatura de transição vítrea (Tg) de 125 °C e uma janela de processo de 300 °C, esta é uma matriz termoplástica que suporta elevadas temperaturas, muito apropriada para aplicações automotivas e aeroespaciais quando combinadas com fibras de carbono, vidro e aramida.

Vestanat PP - material base poliuretano que pode ser utilizado como uma matriz termofixa na fabricação de compósitos. Em temperatura ambiente o material é sólido e não pegajoso (tacky). A aproximadamente 80 °C o material passa a ser moldável e já começa a apresentar um comportamento pegajoso. A cura do material é iniciada a 130 °C com ciclos de 30 minutos. A condição de cura otimizada ocorreria à temperatura de 180 °C – 190 °C com ciclos de 3 minutos.

NANOPOX - concentrado de nanosílica em resina epóxi. Os produtos da linha Nanopox são utilizados para substituir uma parte da resina epóxi em formulações existentes, tipicamente na gama de 20-30%. Podem ser combinados com todas as resinas epóxi comercialmente disponíveis e curada com todos os endurecedores tipicamente utilizados.
Introduzindo Nanopox na formulação de epóxi, melhora-se diversas propriedades do compósito, como: aumento da resistência, módulo e dureza; melhora dureza (resistência à fratura, resistência ao impacto); aumenta o desempenho à fadiga; auxilia propriedades de compressão e não promove nenhuma alteração na Tg.

ALBIDUR - concentrado de partículas de borracha de silicone em resinas reativas. Os diferentes tipos ALBIDUR podem ser usados para melhorar a dureza de formulações termorrígidas. Ao contrário do endurecimento da maneira tradicional, o módulo e a Tg das resinas modificadas não são reduzidas, além do desempenho de fadiga ser melhorado significativamente.
Os produtos da linha ALBIDUR estão disponíveis em resinas epóxi (aromáticos ou cicloalifáticos), em resinas de acetato de vinila, em resinas de poliéster insaturadas e em poliol. Outras matrizes estão disponíveis mediante solicitação.
Exemplos de possíveis usos para ALBIDUR incluem: materiais e compósitos reforçados com fibra; aplicações em equipamentos elétricos/eletrônicos (fundição, casting, potting e encapsulamento); revestimentos de proteção sem solventes e adesivos estruturais.

ALBIFLEX: concentrados de copolímeros elastoméricos em resinas epóxi. Os produtos da linha Albiflex podem ser copolímeros de epóxi de silicone ou acrílicos terminados em poliuretanos, projetados para aumentar a flexibilidade de formulações de termorrígidos. Podem ser usados em revestimentos flexíveis (coatings) e selantes utilizados em aplicações elétricas/eletrônicas.
Adesivos acrílicos podem ser otimizados em relação à flexibilidade sem perda de resistência e outras propriedades.
ALBIFLEX também pode ser usado em sistemas para placas de circuito impresso e como polímero-base para os compostos de potting e de fundição (casting) para componentes eletrônicos.

Sílicas e Silanos para os mercados de adesivos, selantes e compósitos:

AEROSIL® R 208 - sílica pirogênica pós-tratada e altamente hidrofóbica. Se destaca por conferir excelente eficiência de espessamento, superior desempenho reológico e ótima estabilidade à armazenagem em formulações epóxi, poliuretano e outros sistemas.

AEROSIL® R 805, AEROSIL® R 812 S e AEROSIL® R 106 - sílicas pirogênicas hidrofóbicas que se destacam por conferir alta transparência aos diversos sistemas.

Dynasylan® 1146 - silano multifuncional de alta eficiência como promotor de adesão, baixo teor de VOC, manuseio fácil e seguro, baixo impacto ambiental. Aumenta a hidrofobicidade do sistema, diminuindo a absorção de água durante o armazenamento.

VPS 7163 – N,N,N-Tris (3-trimethoxy-silylpropyl) triisocyanurate - silano líquido e transparente que possui baixa volatilidade, alta estabilidade térmica, age como reticulador e promove boa aderência em sistemas críticos como PU ou silicone e subtratos como metais, vidro, plásticos.

Informações sobre a empresa:

Evonik, o grupo industrial criativo da Alemanha, é um dos principais líderes mundiais em especialidades químicas. A essência de sua estratégia corporativa é o crescimento rentável e o aumento sustentado do valor da empresa. Suas atividades se concentram nas principais megatendências de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização. A Evonik se beneficia especificamente de seu talento inovador e de suas plataformas de tecnologia integrada.

A Evonik atua em mais de 100 países no mundo inteiro. No ano fiscal de 2015, mais de 33.500 colaboradores geraram vendas em torno de 13,5 bilhões de Euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de cerca de 2,47 bilhões de Euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no País e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, agroquímico, biodiesel, borracha, construção civil, cosmético, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose, plástico, química e tintas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::