Duratex é mais uma vez premiada pela ética em seus negócios

• Escrito por  PLANIN
  • Publicado em Demais

Companhia é reconhecida pelo Prêmio Empresa Pró-Ética por seu Programa de Integridade

O Empresa Pró-Ética, é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos, promove a certificação de empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção com órgãos públicos no ambiente corporativo. A Duratex está entre as 25 entidades contempladas com o prêmio neste ano e comemora o reconhecimento pela segunda vez consecutiva.

Para participar, as empresas precisam comprovar todas as suas ações de compliance por meio do envio de documentos, que são avaliados por um comitê-gestor presidido, alternadamente, pela CGU e pelo Instituto Ethos e composto por dez instituições dos setores público e privado reconhecidas no meio empresarial.

“Ética, transparência, cumprimento da legislação e respeito ao Código de Ética e Conduta são princípios dos quais a empresa nunca abre mão. Com este reconhecimento, a Duratex fortalece ainda mais a Integridade e o Comprometimento, valores muito fortes da companhia”, diz Marina Nicolosi, advogada da área de Compliance Legal e Ético da Duratex.

O Programa de Integridade da Duratex, coordenado pela advogada, foi o responsável por conceder à empresa o reconhecimento deste ano. A política do programa é aplicada em conjunto com o Código de Ética e Conduta, que adota rígidas diretrizes e práticas de governança corporativa entre os colaboradores, fornecedores e investidores da companhia.

A relação das empresas aprovadas no Prêmio Pró-Ética é divulgada anualmente e a adesão é voluntária. Em 2014, o cadastro Empresa Pró-Ética foi reformulado e adaptado à Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). Desde 2015, as organizações são avaliadas previamente, devendo responder a um questionário sobre comprometimento da alta direção e compromisso com a ética, canais de denúncia e remediação, transparência, entre outros assuntos.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa Investimentos Itaú S.A. e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas principais Deca, Hydra|Corona e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de quatro fábricas de painéis na Colômbia por meio da Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.

Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2015/2016 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.