A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

A personificação do lúdico

  • Escrito por  Valle da Mídia
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Conhecido nas alamedas educacionais por nivelar a prática de contar histórias no mesmo patamar dos mais refinados recursos psicopedagógicos – Rodrigo Libânio condensa em suas diversas atividades um cuidado reverencial à arte de narrar.

O palestrante Rodrigo Libânio já ultrapassou a marca de mil apresentações, seja em centros culturais renomados, bibliotecas ou espaços abertos, a tônica é sempre a mesma: encantar e transcender o texto nu e cru. E transcendeu mesmo. Há 16 anos contando histórias para públicos de todas as faixas etárias, atualmente Libânio dedica-se a percorrer escolas e cursos de Pedagogia contando histórias que inspiram professores. Ele mostra para os educadores como tornar as histórias mais interessantes, convidando a plateia a interagir e desenvolver um grau de cumplicidade inédito com o texto.

A título de exemplo, imagine uma palestra que pretende refletir sobre a prática em sala de aula sob o viés da história dos amigos que casaram com professoras tradicionais e construtivistas, respectivamente. A piada desempenha a função de trampolim para considerações mais refinadas e amplas. Transitando entre esses dois públicos – educadores e educandos – Libânio não abandona o lúdico em seus recentes trabalhos. A história dos trabalhos de Hércules, que para chegar até a morada dos deuses tem que enfrentar vários monstros mitológicos, é narrada de forma leve e divertida. E com direito a alguns sustos.
Para atingir seu objetivo Libânio lança mão de diversos recursos, além da própria empolgação pelas letras que ele sabe exteriorizar com maestria: sons, imagens, teatro de sombras, objetos cênicos e brinquedos. Resgatar o hábito da leitura e estimular os indivíduos a descobrirem o lado contador de histórias de cada um também seriam contemplados nesse processo criativo.

Possuidor de um estilo despojado, despretensioso e acolhedor, Libânio mantém um canal no Youtube onde aborda temas diversos, além das contações propriamente ditas, inclusive tecendo observações acerca das práticas pedagógicas dominantes, desconstruindo estereótipos e refletindo sobre saias-justas diversas inerentes ao mundo das letras.

Em 2015 Libânio lançou seu primeiro livro infantil “Eu gosto muito da minha vó, minha avó é muito legal, eu gosto muito dela”, buscando inspiração nas histórias das múltiplas avós que o influenciaram, uma espécie de materialização das narrativas orais que o tornaram referência. No mês de setembro de 2016 lançou o seu segundo livro “Bolo de chocolate recheado de frutas com cobertura de chocolate”. O cuidado gráfico surpreende e o autor justifica que é necessário contemplar diversos tipos de estímulos para capturar a atenção principalmente do público jovem.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::