Como se portar em um evento corporativo

• Escrito por  Gabriel Gamero
  • Publicado em Demais

Como se portar em um evento corporativo

Quando falamos de eventos corporativos, muitas vezes esquecemos de um fator importante para quem vai comparecer a essas ocasiões: a postura. Isso significa que temos que saber como se portar, podendo variar dependendo do tipo de evento. O certo é, que tendo o bom senso de seguir certas regras de etiqueta, fica garantido uma postura aceitável em tais ambientes, onde se exige um comportamento mais requintado, sério.

Mas não confunda, essa seriedade quer dizer levar a sério o local que estará, sabendo a hora de interagir, dar opiniões e assim por diante. Esses eventos são boas oportunidades para trocar conhecimentos, ganhar credibilidade, e até quem sabe possíveis negócios.

Estamos no final do ano, uma época em que se costuma ter mais eventos corporativos, mas essas dicas funcionam para qualquer local, em qualquer data. Essas normas estabelecem boas relações, e mostram que você tem educação, bom comportamento, que sabe se portar. Confira algumas formas de fazer isso:

Apresentação

Nem sempre é fácil iniciar uma conversa, ainda mais se a pessoa for tímida. Talvez tenham desconhecidos no evento, mas pense que todos estão ali por uma ligação em comum, um tema específico, por isso seja simpático e se sinta à vontade. Procure fazer uma troca de informações que seja interessante para ambos na conversa, assim aos poucos vocês vão se alinhando, ainda mais porque nesses ambientes o networking é grande. Um aperto de mão inicial, firme, também mostra confiança, e é legal que você demonstre que está prestando a atenção no que a outra pessoa está dizendo, não seja inconveniente de querer ser mais importante que alguém, respeito é fundamental.

Aparência

Se lembre que esses eventos são destaque, não acontecem com tanta frequência, e isso requer uma atenção especial, principalmente na questão da vestimenta e aparência. Analise o evento e esteja condizente para tal, se for um almoço por exemplo, pode ser aceito um traje esporte fino. Mas um jantar, eventos em lugares mais requintados, com mais formalidade, exigem social completo, diferentemente se for o caso de uma confraternização mais tranquila, com traje livre. E claro, a própria imagem pessoal também tem que estar em dia, e não mais só as mulheres investem nesse lado, cada vez mais os homens cuidam da aparência com mais seriedade.

Bem informado

É essencial que você saiba qual o objetivo, o propósito do evento corporativo que você vai comparecer. Isso ajuda a se preparar e saber como se portar, como se vestir e que direção seguir estando lá dentro. Buscar informações do tema, de quem vai participar, faz com que você agregue valor e fique preparado para qualquer situação. Imagine se você é questionado sobre algo ou te pedem para explicar alguma coisa do evento, seria um constrangimento ficar sem resposta.

Pontualidade

Devis Pereira, diretor do espaço Jacyra Sanches, onde podem ser feitos diversos tipos de eventos corporativos, destaca um ponto importantíssimo. “Uma coisa muito valorizada nesses eventos é a pontualidade, seja você o anfitrião ou não. No caso de ser o anfitrião - e isso vale para os colaboradores em alguns casos - você chegando até antes, recebe os convidados já em condições aceitáveis. Isso conta muito e mostra organização e comprometimento”.

Dicas rápidas

Circule pelo ambiente, evite formar grupos somente com os conhecidos. Quando perceber alguém deslocado, sem interagir, faça essa ponte de aproximação, dê atenção. Seja cordial com os convidados. Tente falar com o maior número de pessoas possíveis, não fique preso em só lugar. Tenha noção com a questão das bebidas alcoólicas, não exagere, óbvio que nunca dá certo.