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A Black Friday 2016 E O Franchising

  • Escrito por  Lais Gianfagna
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A Black Friday que acontece no próximo dia 25 movimenta o calendário do varejo e ganha cada vez mais aderência dos empresários dos mais diversos segmentos e dos consumidores que buscam por superpromoções. O Grupo Bittencourt no mês de novembro acessou franqueadores brasileiros para entender a adesão desse segmento da economia e como isso afeta as unidades franqueadas.

Uma breve análise não sob a ótica da demanda, mas sim sob ótica da oferta. A análise da visão de 100 franqueadores sobre a relevância da Black Friday e como irão encarar a data em 2016.

O resultado você encontra a seguir.

BLACK FRIDAY NO BRASIL

Essa campanha de vendas que antecede as compras de final de ano tem movimentado o interesse dos consumidores que buscam por superpromoções e dos varejistas que anseiam por vender. Porém tal sucesso de adesão à Black Friday por parte dos franqueadores depende de inúmeros fatores.

A Black Friday no Brasil iniciou no ano de 2010 com participação principal do grande varejo eletroeletrônico, tornando-se hoje uma das datas mais interessantes tanto para o e-commerce, mas também para o pequeno varejo físico, atingindo não somente a demanda por eletrodomésticos e eletrônicos, como atingiu também grandes promoções de serviços, como turismo, comunicação, etc.

ADERÊNCIA a BLACK FRIDAY

Com base nos dados coletados, aproximadamente 66% das redes irão participar desse grande dia. Para aqueles que não aderiram, as justificativas ficaram em torno dos seguintes motivos:

§ Não é uma data significativa para a companhia

§ É uma operação difícil de ser realizada

§ Não houve planejamento para realização de ações, apesar de ser interessante

§ Não há aderência das unidades franqueadas

§ É uma data que está “queimada” no varejo em virtude das fraudes em preços

A adesão da franqueadora não significa necessariamente adesão das unidades, 73% delas informaram que as franquias terão a opção de participar ou não das ações da data.

PARA AQUELES QUE ADERIRIAM

86% dos franqueadores que aderiram à Black Friday, já tinham participado de outras edições e informam que suas expectativas foram atingidas (84%).

O que traduz que ainda que seja uma operação que pode exigir um planejamento e estruturação das ações previamente, está cumprindo com o desejado pelos franqueadores.

“A Black Friday tem como característica principal gerar volume de vendas. Não se trata de uma ação de marketing para fidelização de clientes, ou de posicionamento de marca. É essencialmente geração de faturamento para as lojas” Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo BITTENCOURT

BLACK FRIDAY NO FRANCHISING NÃO SE LIMITA AO E-COMMERCE

Tradicionalmente a Black Friday tem sido uma data mais importante para o e-commerce do que para o varejo físico. No entanto, as franqueadoras têm estruturado ações mesmo quando a atuação é apenas em lojas físicas (66%).

Para as que atuam nos dois canais, 34%, vão desenvolver as ações integradas em ambos.

“Isso nos mostra que a intenção de adesão da Black Friday não se restringe apenas às vendas on-line como tem sido tradição, mas tornou-se também uma estratégia de outros canais de distribuição, como o da loja física. ” Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo BITTENCOURT

COMO ATRAIR O CONSUMIDOR

Já que a principal intenção dos franqueadores em aderir à data é aumentar as vendas, questionamos também quais as principais ferramentas serão utilizadas para atrair o consumidor, além de como se prepararam para ampliar as chances de aumento do faturamento.

O QUE SERÁ FEITO?

As ações são as mais diversas, sendo que as que serão mais utilizadas são descontos agressivos a promoções exclusivas para determinadas linhas de produto.

QUAL MEIO DE ABORDAGEM?

Perguntamos também quais as estratégias de divulgação serão utilizadas para atrair os clientes.

As redes sociais prevalecerem como principal veículo de divulgação com 81% de participação nas ações desenhadas.

E-mail marketing (63%), divulgação em vitrines (52%) e sites da própria franqueadora (52%) vieram em seguida.

MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA

A demanda por alguns produtos e/ou serviços na Black Friday aumentam substancialmente e consequentemente os desafios da operação são proporcionais. Com isso, questionamos os franqueadores sobre as principais medidas tomadas a fim de minimizar os problemas que geralmente são enfrentados pelas lojas na data como falta de produtos e falhas no atendimento devido ao aumento do fluxo de clientes.

O investimento em marketing para a geração de fluxo de clientes foi a principal ação realizada.

O segundo ponto mais trabalhado foi a capacitação e preparo das equipes para o aumento de fluxo de clientes (33%) e preparação dos estoques (29%).

“De nada adianta o investimento em comunicação das promoções e gerar o interesse do cliente comprar se ele chegar na loja e não encontrar o produto ofertado. Da mesma forma, se as equipes não estiverem preparadas para administrar o grande volume de clientes e pecar no atendimento é a imagem da empresa que fica comprometida. Aliar comunicação, treinamento e abastecimento é a melhor forma de se ter sucesso na data. ” Claudia Bittencourt, sócia fundadora e diretora geral do Grupo BITTENCOURT

REFLEXÕES e AVALIAÇÕES

A aderência dos franqueadores à Black Friday especialmente em 2016, é uma aposta para incremento de vendas num ano que para muitos segmentos significou encolhimento do faturamento. Muitos já passaram por edições anteriores da Black Friday e tiveram seus objetivos atingidos, o que reforça a sua crescente importância para o varejo.

As primeiras edições de Black Friday realizadas no país foram centralizadas no comércio eletrônico e algumas marcas se aproveitaram da novidade para criar descontos fictícios e maquiar preços. Isso de alguma forma, gerou desconfiança do consumidor na ação, que ao longo dos 6 anos de vigência no país, permitiu um amadurecimento das empresas para a sua correta aplicação. Isso se deu muito em razão da cobrança dos próprios consumidores que compartilhavam suas frustrações e acionavam os órgãos de proteção ao consumidor.

O próximo dia 25 tende a ser diferente. Consumidores atentos e ferramentas de controle de preços devem forçar a atuação correta das empresas que não querem ter sua reputação atingida por terem executado promoções falsas.

Para o franchising, a data representa uma oportunidade de incremento de resultados para as unidades franqueadas que tem o benefício de contar com o apoio da franqueadora no desenvolvimento do material de divulgação, no treinamento das equipes e no dimensionamento dos estoques para que se aproveite ao máximo o movimento de consumo no dia 25 de novembro.

Sobre o Grupo BITTENCOURT

O Grupo Bittencourt é uma consultoria Empresarial nas áreas de Desenvolvimento e Expansão de Redes de Franquias e Negócios, Estratégia, Gestão, Educação e Comunicação com inúmeros projetos desenvolvidos no mercado, abrangendo empresas de todos os portes, o Grupo BITTENCOURT tornou-se referência em expansão e gestão ao longo de mais de 30 anos de história.

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