A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fazenda Usina Paredão, em Oriente (SP), obteve taxas de prenhez, nascimento e de desmama acima da média nacional

  • Escrito por  Thell de Castro
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O resultado foi obtido com a assessoria técnica da Premix

Situada no município de Oriente (SP), a Fazenda Usina Paredão, pertencente à Agropecuária Santa Maria do Guataporanga, é cliente da Premix há mais de 10 anos, sempre utilizando nutrição adequada para as características do rebanho e genética de ponta, com touros provados tanto na IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo) como na monta natural.

Além da prestação de serviços, desempenhada pelo consultor técnico Danilo Arelaro, e o fornecimento de suplementos minerais de excelente qualidade, a Premix auxiliou a propriedade a melhorar significativamente seus índices zootécnicos na atividade de cria.

Durante a estação de monta das novilhas, entre julho e outubro de 2014, e das primíparas e multíparas, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015, a propriedade dispunha de 1.864 fêmeas Nelore em idade reprodutiva, todas divididas em lotes de acordo com a categoria: nulíparas, primíparas e multíparas.

Ao avaliar os resultados da estação de monta, observou-se diferenças quanto ao manejo reprodutivo executado nas diferentes categorias. As vacas multíparas foram submetidas a um protocolo de IATF, seguido do repasse com touros, enquanto as demais foram expostas à touros (monta natural) na proporção de 1:25 (um touro para cada 25 vacas) com resultados significativos em relação à taxa de prenhez.

No protocolo nutricional utilizado durante o período que compreendeu os anos de 2014 e 2015, foram utilizadas suplementações de acordo com cada categoria. Para vacas multíparas, utilizou-se o Premiphós 80 durante o período de águas, e o Premiphós 80 com ureia, durante o período de seca.

As novilhas primíparas foram suplementadas com o produto Campo Recria, durante o período de seca, e o Premiphós 80, durante o período de águas. Já para as novilhas nulíparas foi utilizado o Campo Águas durante o período de águas, o Campo Recria, durante o período de seca, e o Premiphós 80, durante o período de águas. Novamente a taxa de prenhez total obtida foi de 93,24% (1734/1864), índice bastante significativo, levando em consideração as médias obtidas pela pecuária nacional (Fig. 01).

Em relação ao índice de nascimento, a propriedade obteve uma taxa de 87,3% (1624/1864), ou seja, uma perda gestacional de 5,9%, índice acima da média nacional. No entanto, a meta da fazenda é reduzir ainda mais a perda gestacional.

Considerada um dos principais índices da pecuária de cria, pois representa o total de bezerros desmamados em relação ao total de matrizes expostas à reprodução durante a estação de monta, a taxa de desmama da propriedade ficou em 83,6% (1558/1864), índice acima da média nacional. (Fig. 02)

Segundo dados do Anualpec 2016, em 2015 o Brasil tinha 80.273.000 matrizes acima de dois anos em idade reprodutiva e produziu 54.727.497 bezerros, representando uma taxa de desmama do rebanho nacional de 68% e intervalo entre partos de 18 meses.

A idade à primeira cobertura está sendo realizada em torno dos 24 meses, sendo que o intervalo entre partos médio da propriedade está em torno de 13,5 meses.

Apesar dos excelentes resultados alcançados pela fazenda, comparados à média do rebanho de cria nacional, a propriedade continua buscando a melhoria dos índices zootécnicos, que influenciam diretamente na lucratividade da atividade da pecuária de cria, tais como redução da reabsorção embrionária, aumento da taxa de desmama e redução do intervalo entre partos.

Para a auxiliar na melhora dos índices zootécnicos na propriedade, a Premix ofereceu os seguintes serviços: visitas periódicas de seu consultor técnico; orientação e treinamento do pessoal de campo sobre manejo e controle da suplementação; orientação sobre os suplementos a serem utilizados para cada categoria em função da época do ano; auxilio no levantamento e análise de dados e sugestões sobre o manejo nutricional e reprodutivo do rebanho.

A equipe da Premix agradece ao diretor da Agropecuária Santa Maria do Guataporanga, Julio Giorgi Neto, pela confiança depositada em seus produtos e em seus profissionais. Também agradece toda equipe de colaboradores da Fazenda Usina Paredão, pelo excelente trabalho realizado, fundamental para alcançar estes resultados.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 38 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::