A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

'Clickbait' para uma boa causa: Feira do Livro de Porto Alegre faz campanha para atrair o público jovem

  • Escrito por  SMARTPR
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Campanha assinada pela agência Bonaparte usa recurso popular nas redes sociais para rejuvenescer a audiência do evento, que está em sua 62a edição

"Atriz estaciona carro importado no Leblon". Essa poderia ser mais uma das notícias compartilhadas à exaustão nas redes sociais, mas é na verdade uma das peças da campanha assinada pela agência Bonaparte para divulgar a 62a edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que vai até terça-feira (15).

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada neste ano, 44% da população não lê. No entanto, dados da pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015 apontam que os brasileiros gastam 650 horas por mês nas redes sociais. A Bonaparte usou esse contexto, e sua expertise com marcas voltadas ao público jovem como Converse e Youcom, para rejuvenescer a imagem da Feira e criar a campanha "Leia o que quiser. Só não se esqueça dos livros" - veiculada em comercial para a TV, anúncios e peças de mídia externa e uma ação online.

O "clickbait" ("isca de cliques", em inglês) é um recurso popular nas redes sociais, que usa manchetes sensacionalistas para incitar a curiosidade do leitor e, consequentemente, aumentar a audiência de websites. Na campanha da Bonaparte, esse recurso aparece de forma bem-humorada em peças como "Cavalo sozinho leva multa de velocidade” e “Pesquisa comprova: antigo Papai Noel era menor de idade”.

"Tínhamos dois desafios: mostrar que, sim, hoje o brasileiro lê muito e precisa apenas voltar a olhar para os livros; e o de modernizar a imagem da Feira, atraindo um novo público para o evento", explica Pedro Becker, cofundador da Bonaparte. "Buscamos criar um conteúdo compartilhável, conectado com o novo perfil do leitor brasileiro. E, mesmo antes do final do evento, já podemos comemorar o sucesso da iniciativa", comemora Samir Arrage, que também é sócio da agência.

Veja o conteúdo completo da campanha no site:

www.newsdaweb.com.br

Assista ao comercial veiculado na TV:

http://bit.ly/2ewt9RX

Ficha técnica

Agência: Bonaparte

Criação: Camila Loss, Fernando Fernandes, Mariana Ferreira, Pedro Becker, Rosana Reiter e Samir Arrage

Planejamento: Fernanda Kraemer e Louise Schmitt

Atendimento: Ana Rothmund

PR: Isadora Soibelman

Desenvolvimento Front-end: Carlos Rosa

Desenvolvimento Back-end: Rene Berwanger

Mídia: Andréia Wiest

Produção: Fernanda Stapassoli

Aprovação: Diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro

Produtora de Filme: Muchacho

Direção de Cena: Lucas Axelrud

Direção de Fotografia: Edu Rabin

Direção de Produção: Luciana Ruy

Produtora de Áudio: Loop

Criação e produção: Edu Santos e Marcelo Fornasier

Sobre a Bonaparte

A Bonaparte é uma agência independente, criada em 2011. Baseada em Porto Alegre e com uma estrutura livre de hierarquias, ela tem como sócios Alvaro Valli, Diego Diehl, Eduardo Mello, Pedro Becker e Samir Arrage. A agência se destaca na criação de projetos e ações inovadores, com o objetivo de atingir um público mais jovem e conectado. Entre os clientes que a Bonaparte atende estão Youcom, Coca-Cola Brasil, Agiplan, Vonpar. Veja mais em http://www.bonaparte.ag/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::