Equipe brasileira da Atlas Copco recebe prêmio por história de sucesso no atendimento ao cliente

• Escrito por  Fernanda Gehrke
  • Publicado em Demais

Premiação foi recebida pela equipe que reverteu uma situação negativa com cliente. Este cliente foi reconquistado e atualmente tem a Atlas Copco como um de seus principais fornecedores.

A Atlas Copco lançou uma campanha mundial, chamada “CX Day Celebration 2016”. Cada Customer Center participante deveria enviar um exemplo de bom relacionamento com cliente, em três categorias diferentes. “Nosso foco é a satisfação dos clientes e desta forma sempre queremos melhorar”, afirma Carlos Ribeiro, Gerente de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Atlas Copco Compressor Technique.

O projeto brasileiro premiado foi executado para um cliente com mais de 30 plantas no Brasil e 122 compressores Atlas Copco. Houveram problemas com o atendimento a esse cliente em 2011, e em 2012 eles passaram a adquirir equipamentos de empresas concorrentes, excluindo a Atlas Copco de sua lista de fornecedores. As únicas aquisições eram de peças de reposição para máquinas em funcionamento.

A solução definida para reverter essa situação foi conduzida pelo gerente responsável pela frota deste cliente, Tiago Barbosa (de CTS), em conjunto com o vendedor Fabio Donega responsável pela conta deste mesmo cliente. Foi colocado em prática um planejamento detalhado, que incluiu atendimento com um ponto de contato exclusivo 24X7, visitas regulares às plantas e um trabalho de consultoria que incluiu, entre outras providências, a sugestão de soluções e equipamentos específicos, adequados a cada aplicação.

“O NPS, junto com o sistema de reclamação de clientes, são as ferramentas que nos orientam onde devemos dar prioridade no que diz respeito às melhorias de nossos processos internos e externos”, revela Carlos Ribeiro. “A reação dos envolvidos com o prêmio foi de satisfação e dever cumprido”, complementa.

De acordo com Carlos Ribeiro, o trabalho em equipe foi fundamental para a reconquista desse importante cliente e a consequente premiação. “Vale ressaltar que o sucesso obtido nesse processo se deu fundamentalmente pela participação das pessoas envolvidas direta e/ou indiretamente nas interações ocorridas nesse período com o cliente, incluindo as equipes de CTS / Oil Free / BSC , mas temos que fazer uma menção particular à participação do Tiago Barbosa e do Fabio Donega, que encabeçaram esse projeto desde o início e com muita competência conseguiram reconquistar a confiança de um cliente tão importante para a Atlas Copco”, finaliza.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2015, Atlas Copco teve um faturamento de 102 BSEK (BEUR 10.9) e mais de 43 000 empregados. Saiba mais em www.atlascopco.com/us.

A Atlas Copco completou, em 2015, 60 anos de presença no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri e Sorocaba/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo.