Diagnóstico Energético em Sistema Motrizes

• Escrito por  Aline Freitas
  • Publicado em Demais

A classe industrial é a de maior consumo de energia elétrica do País, chegando a 36 % do consumo total de energia elétrica. Este consumo total de energia elétrica foi de 464,7 bilhões de kWh no ano de 2015, segundo a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, sendo também responsável por expressivo potencial técnico de perda de energia (conservadoramente pode-se considerar 10 a 15% deste potencial técnico). Os sistemas motrizes consomem 62% do total de consumo de energia elétrica do setor industrial.

A escassez de recursos naturais, o quadro econômico de instabilidade e um processo competitivo global pelo qual tem passado a sociedade nestes últimos tempos, sobretudo no momento atual mediante a crise mundial vigente, tem exigido a minimização dos custos.

Reduzir o desperdício e os custos com energia tem sido prioridade para as indústrias. Isto vem sendo feito diminuindo-se as perdas de energia no processo produtivo, especificando-se equipamentos com máxima eficiência e operando-os o mais próximo possível dos pontos de eficiência máxima.

Para analisar as alternativas para a redução do desperdício de energia elétrica, e consequentemente de recursos e mostrar como a empresa pode alcançar a tão desejada eficiência energética, estruturamos este curso.

Confira o programa e garanta desde já a sua participação.

Objetivos do curso
Promover a eficiência energética em empresas do setor industrial, treinar e capacitar seus profissionais, para que atuem como agentes multiplicadores, disseminando os conceitos de eficiência energética em sistemas motrizes, além de contemplar a monitoração, verificação e a divulgação dos resultados. Proporcionar ambiente para criação de CICE – Comissão Interna de Conservação de Energia nas indústrias para que criem a cultura de Eficiência Energética em toda a planta.

Público-alvo
Profissionais das áreas de custos, engenharia de manutenção, engenharia térmica, engenharia de produção, operadores de sistemas industriais, atuantes em indústrias, grandes consumidoras de energia elétrica e as grandes distribuidoras de energia.

Conteúdo Programático

Benefícios da Implantação do Programa de Gestão Energética - PGE

O sistema de gestão de energia elétrica tem como objetivo principal definir e encontrar variáveis de consumo dentro da indústria que possam ser controladas, viabilizadas e otimizadas, gerando indicadores e recursos que demonstrem eficiência dos fatores que afetam diretamente o consumo e uso final da energia.

Estruturação de Comissão Interna de Conservação de Energia - CICE
• Análise da Estruturação e Atribuições
• Vantagem da atuação da CICE
• Atribuições dos membros e
• funcionamento.

Importância da Comunicação , Gestão e Monitoramento do PGE – Programa de Gestão Energética
• Campanha e lançamento do PGE
• Estratégias de Divulgação para o envolvimento de todos
• Análise das melhores práticas de mercado para melhoria contínua do Programa

Estudo e Análise Energética para Identificação de Desperdícios e de Oportunidades de Melhorias
• Medição
• Consumo e custo de energia elétrica
- Consumo específico
- Custo específico
• Estratégias para reduzir o consumo específico de energia elétrica
-Economia em kWh
-Economia em R$
• Análise de viabilidade econômica
• Orientações para realizar o rateio de energia elétrica e

Estratégias e Orientações para o Melhor Gerenciamento da Demanda
• Controle de índices
• Uso da energia
• Meio Ambiente
• Instalações elétricas
• Iluminação
• Força motriz
• Ventilação e bombeamento
• Ar comprimido
• Ar condicionado
• Refrigeração e Aquecimento

Carga Horária: 8 horas

Instrutor: Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, com curso de MBA – Gerência de Negócios pela FGV, qualificado como engenheiro de sistemas industriais, com experiência nacional e internacional na área de sistemas operacionais em instalações industriais nucleares e convencionais. Trabalhou 30 anos na área de energia, exerceu a função de engenheiro chefe da área de materiais e logística em empresa de grande porte, foi instrutor de termodinâmica em treinamento de engenheiros e técnicos em usinas térmicas convencionais e nucleares.

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, estacionamento e certificado.
As inscrições recebidas até o dia 24 de Novembro de 2016 terão o investimento reduzido para R$ 1.790,00 Reais.

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.