Consumo inteligente de energia elétrica para o empreendedor

• Escrito por  Priscila Emery
  • Publicado em Demais

“Readequação de turnos e espaço físico, iluminação inteligente e diagnóstico de maquinário são alguns dos itens imprescindíveis para o consumo consciente”, afirma Marcos Aires, diretor executivo da Datte

A tarifa de energia elétrica não para de subir no Brasil. O último aumento aprovado pela Aneel – vigente desde maio deste ano – foi de 2,06% para consumidores de alta tensão (empresas de grande porte) e 4,63% para baixa tensão (comércios, serviços, residências). De acordo com a Abesco – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, devido à realidade do mundo contemporâneo, com o crescente aumento de demanda das usinas termelétricas e a falta de chuvas, os custos com energia tendem a subir cada vez mais, podendo chegar, até 2020, ao acréscimo de pelo menos 9% ao ano.

“Tendo em vista o atual cenário, descobrir formas de economizar energia elétrica deveria estar entre as precedências de um empreendedor”, afirma Marcos Aires, diretor executivo da Datte, empresa especializada em economia de energia. Segundo ele, há diversas formas de reorganizar uma empresa a fim de conseguir consumir menos.

Readequação de turnos e espaço físico, iluminação inteligente e diagnóstico de maquinário são alguns itens imprescindíveis para a economia de energia. “Ações simples e pontuais podem ajudar muito no consumo consciente”. Para auxiliar profissionais a detectar pontos positivos e negativos de uma empresa a fim de otimizar o consumo de energia elétrica, a Datte oferece o PEEE – Programa Educacional de Eficiência Energética.

O Programa, antes desenvolvido somente para consumidores de alta tensão – indústrias e empresas de grande porte – e financiado por companhias energéticas como CEMIG e CPFL, deu resultados tão positivos para as empresas (com economia de mais de R$500 milhões somente pela CPFL Paulista e Piratininga), que foi formatado para empresas de médio e pequeno porte.

“A Datte atenderá, a partir de agora, a demanda de empresas que têm gastos com energia superiores a R$5 mil reais em conta por mês. A intenção é auxiliar o médio e pequeno empreendedor a reduzir gastos, eliminar desperdícios e melhorar a produtividade, além de estimular outras formas de ganhos em produção e sustentabilidade da empresa e do negócio”, conta Marcos.

De acordo com Márcio Rodrigues, diretor executivo do ITPC – Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria, um dos maiores gargalos encontrados pelo empreendedor do ramo são os custos com energia elétrica. “Além da falta de conhecimento sobre consumo consciente, que ainda é latente em grande parte da população, o maquinário necessário em padarias e confeitarias é de grande consumo de energia. Devido a isto, pretendemos auxiliar estes profissionais através de uma parceria com a Datte”.

O PEEE é um programa testado e aprovado pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica e foi realizado por grandes companhias do setor elétrico como a CEMIG E CPFL (nesta recebeu o Prêmio CPFL Mais Valor 2016, que atesta fornecedores de materiais e serviços na área de energia). “Além de ser uma ótima alternativa para auxiliar as empresas a reduzir seus custos com energia, o treinamento promove consciência social, pois ele educa as pessoas tanto no âmbito profissional quanto pessoal” finaliza Aires.

Datte – Empresa de tecnologias avançadas em gestão

Com 13 anos de existência, a Datte é uma empresa mineira de tecnologias avançadas em gestão. Com dois produtos em destaque - eficiência energética e saúde e segurança do trabalho - é a única empresa a oferecer cursos das Normas Regulamentadoras em inglês em todo o território nacional. A longa experiência no mercado e o permanente processo de inovação tecnológica para atender empresas-líderes em seus segmentos e multinacionais nas áreas de petróleo e gás, química e petroquímica, mineração e siderurgia, entre outras, habilitaram a empresa a dar um novo salto na prestação de serviços nas áreas de treinamento e capacitação de mão de obra à distância e mudança de processos, como o reconhecido Programa de Eficiência Energética; além da atuação e expertise na área de assessoria em eventos corporativos.

De acordo com Marcos Aires, diretor-executivo da Datte, a empresa se renova e está preparada para auxiliar seus clientes a enfrentar os novos desafios em um mercado cada vez mais complexo, diversificado e exigente, onde é preciso fazer muito mais com menos e melhor. “Com metodologia própria, customizada e cuidadosamente modelada para cada caso e cliente, a Datte está pronta para responder às necessidades das empresas para reduzirem drasticamente custos internos, melhorarem a eficiência de processos e a qualidade dos produtos e serviços, através de um diferenciado processo de aprendizagem, capacitação e inédito protagonismo da força de trabalho”, ressalta Aires.

Datte

Endereço: Rua Cura D'Ars, 866 - Prado, Belo Horizonte