A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mattricaria Moda & Sustentabilidade

  • Escrito por  Cíntia Rogner
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Já começou o ciclo de oficinas de tingimento com corantes naturais e quem está por trás da idealização deste projeto é a Maibe Maroccolo. Maibe começou suas experiências com corantes naturais em 2008 e logo foi cativada pela infinita cartela de cores que a natureza tem para oferecer. Durante a graduação de mestrado na University of Arts London, ela se envolveu em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável na indústria da moda e o impacto da indústria têxtil no meio ambiente. Começou a misturar o conhecimento adquirido nos seus estudos na Europa com as experiências que teve utilizando plantas tintórias e tradicionais no Brasil. Com todas essas influências e pesquisas o seu projeto Mattricaria foi tomando forma e ampliando os seus objetivos, visando comunicar e educar artesãos, designers e o público geral sobre a necessidade de modificar a maneira com que utilizamos corantes e tingimentos em produtos têxteis.

Os corantes químicos e seu uso indiscriminado contribuem para acentuar a substituição dos corantes naturais e, desta forma, provocar o esquecimento sobre a origem das cores.

Os corantes sintéticos, por sua origem e propriedades, são substâncias densas e tóxicas, obtidas a partir de derivados de petróleo e do carvão mineral por um processo altamente poluente. A oficina engloba uma contextualização do cenário têxtil e o seu impacto no meio ambiente. Estratégias sustentáveis para minimizar esse mesmo impacto e otimizar a mão de obra artesanal.
Slow Fashion

O uso de materiais sustentáveis sem descarte de resíduos tóxicos no ambiente, e com uma preocupação com o lado social da produção, atrai o público com consciência ecológica, assim como peças atemporais e exclusivas que possuem vida útil prolongada. O sistema slow fashion atrai um público novo no mercado, uma gama de clientes exigentes tanto em relação ao design da peça, quanto à sua forma de produção. Um exemplo de profissional que está trabalhando nesse nicho é a designer Ana Livini (2012), uma das pioneiras do conceito slow fashion que, através do Manifesto Moda Lenta Slow Fashion, busca disseminar a cultura de um ritmo mais lento no mercado da moda. Sua coleção de inverno 2012, intitulada Territórios, tem peças produzidas com lã merino e tingidas de forma artesanal, constituindo um processo sustentável.

Em Brasília, temos um projeto muito parecido com a Maibe Maroccolo, que conseguiu fomento do FAC para replicar suas técnicas de tingimento com corantes naturais para artesãos, designers. Tudo de graça.

Oficinas de Tingimento com Corantes Naturais Mattricaria

Dias 5, 12 e 19 de Novembro de 13h às 19h

SHIGS 714 Bloco V casa 05

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::