Canal Futura estreia programa sobre robótica, inovação e educação

• Escrito por  Estela de Andrade
  • Publicado em Demais

A série mostra como os robôs podem ajudar no ensino e aprendizagem de diversas disciplinas

Será que os robôs podem ajudar no ensino e na aprendizagem? A reposta é sim. E é exatamente isso que será mostrado na série Turma da Robótica, nova série do Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Com 13 episódios, a série estreia dia 14 de novembro (segunda-feira), às 20h30.

Turma da Robótica revela que a atividade de construir robôs pode auxiliar a aprendizagem de Matemática, Física, Ciências e Tecnologia. Com 13 episódios, a série estreia no Canal Futura no dia 14 de novembro, às 20h30. Através das situações vividas junto a 39 equipes de robótica de várias partes do Brasil, Turma da Robótica mostra que o estudo de Ciências fora da sala de aula é fundamental para se aprender. O estímulo ao ensino prático, à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe com aparatos tecnológicos de ponta é uma abordagem capaz de gerar ótimos resultados no processo de ensino e aprendizagem, além de despertar o interesse por profissões no campo das ciências exatas.

A cada episódio, o telespectador acompanhará o trabalho das equipes de alunos com os robôs, além de conhecer um pouco mais sobre a montagem de máquinas e de como as teorias das disciplinas exatas podem ser aplicadas. No primeiro programa, a equipe de São José do Rio Preto (SP) mostra por que seus alunos se definem como a “geração da robótica”. No Rio de Janeiro, vamos encontrar uma turma que leva a sério o trabalho coletivo como ferramenta de aprendizado. Já na cidade de Novo Hamburgo, um grupo de alunos mantém tudo sob controle e, com muita dedicação, participam até de competições internacionais.

“O Futura sempre busca apresentar as últimas tendências em educação e mostrar suas aplicabilidades. A gameficação do ensino é uma delas, que, além de trazer as tecnologias para sala de aula, se utiliza da lógica dos games para ensinar. Com Turma da Robótica pretendemos mostrar que é possível estimular o aprendizado das disciplinas de exatas de forma mais lúdica, gerando identificação de adolescentes e jovens com estas matérias e estimulando a criatividade”, conta Debora Garcia, gerente de Conteúdo do Canal Futura. “Além disso, Turma da Robótica faz parte de um esforço do Futura em trazer conteúdos que possam contribuir com a renovação da escola e suas práticas, assim como a série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, por exemplo”, completa.

Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio contam com o programa de robótica. Para o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu, o uso da robótica em sala de aula é uma estratégia de sucesso. “Foi a partir dessa experiência, que nós decidimos apoiar a criação da série. Hoje o estudante precisa ter um protagonismo maior e a robótica permite exatamente isso. É um modelo de ensino que também auxilia no desenvolvimento de outras competências importantes como trabalho em equipe, liderança e comunicação. São qualidades essenciais para uma boa formação pessoal e profissional”, finaliza.

Todos os episódios estarão disponíveis no site www.futura.org.br após a exibição na tela do Canal Futura.

TURMA DA ROBÓTICA

Estreia: 14 de novembro (segunda-feira), às 20h30

Exibição: terças-feiras, às 20h30

Reprise: sábados, às 14h30 e segundas-feiras, às 14h

CONFIRA OS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

Episódio 1

14 de novembro, segunda-feira, às 20h30

Neste episódio, vamos até São Caetano do Sul para mostrar uma equipe que se inspira no rock. Depois, partimos para Sergipe, onde uma turminha diz como a humildade e a dedicação são as chaves para o aprendizado. Por fim, na capital federal, uma equipe busca, nos ensinamentos dos deuses gregos, todo conhecimento necessário para descobrir mais e mais sobre o mundo da robótica.

Episódio 2

21 de novembro, segunda-feira, às 20h30

A equipe deste episódio vem de São José do Rio Preto para mostrar por que seus alunos se definem como a “geração da robótica”. No Rio de Janeiro, vamos encontrar uma turma que leva a sério o trabalho coletivo como ferramenta de aprendizado. Já na cidade de Novo Hamburgo, um grupo de alunos mantém tudo sob controle e, com muita dedicação, participam até de competições internacionais.

Episódio 3

28 de novembro, segunda-feira, às 20h30

O programa de hoje traz uma galerinha de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que encontra na robótica uma nova forma de aprender. Do sul, vamos ao interior da Bahia descobrir como a robótica está integrada a várias disciplinas de uma escola, da matemática às artes. E em São Paulo, uma equipa mostra como as dificuldades estimulam a cooperação entre os colegas.

O Canal Futura

O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros.

Aproximadamente 50 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são CNI, Sistema Fecomercio RJ, Sesc RJ e Senac RJ, Fiesp, Firjan, Fundação Bradesco, Fundação Itaú Social, Rede Globo e Votorantim.

O Serviço Social da Indústria (SESI)

Criado em 1º de julho de 1946, o Serviço Social da Indústria (SESI) é uma instituição aliada das empresas no esforço para melhorar a qualidade da educação e elevar a escolaridade dos brasileiros. Também ajuda a criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis e a aumentar a qualidade de vida do trabalhador.

Com 1.304 unidades espalhadas pelo Brasil, o SESI mantém uma rede de escolas que oferecem educação básica, educação de jovens e adultos, educação continuada e acompanhamento pedagógico para trabalhadores da indústria e seus dependentes. A instituição também mantém uma rede de bibliotecas, teatros e espaços culturais que facilitam o acesso dos brasileiros ao conhecimento e às artes.

O SESI ainda mantém programas de prevenção a doenças. São ações que promovem a saúde dos industriários e suas famílias. Ao buscar a educação de qualidade, o bem-estar dos trabalhadores e estimular a gestão socialmente responsável das empresas, o SESI desempenha um papel decisivo para o aumento da competitividade da indústria e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

www.sesi.org.br