Diário Catarinense e CBN Diário são vencedores do Prêmio ACIF de Jornalismo 2016

• Escrito por  Imprensa SC
  • Publicado em Demais

Resultado anunciado nesta quarta-feira (9) em Florianópolis destaca jornal e emissora nas categorias de impresso, internet e rádio

O Diário Catarinense e a CBN Diário estão entre os vencedores do Prêmio ACIF de Jornalismo 2016, um reconhecimento da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) a relevantes trabalhos jornalísticos desenvolvidos ao longo do último ano. Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (9) em Florianópolis, o DC recebeu dois prêmios, nas categorias de impresso, pelo especial Vocações, e de webjornalismo, pela reportagem Novo Desenho. Já a CBN Diário venceu a categoria de radiojornalismo com a série Ponte de Histórias.

– Trabalhos como estes são bons exemplos do nosso propósito de tratar os temas relevantes para as comunidades locais e as produções premiadas pela ACIF nos orgulham por representarem bem a identidade do público, especialmente em Florianópolis – destaca o editor-chefe de jornais da RBS SC, Domingos Aquino.

Com desdobramentos em diversas mídias, o especial Vocações garantiu o prêmio ao Diário Catarinense pelo caderno especial que identificou os principais setores econômicos de sete “capitais” catarinenses: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó, Lages e Criciúma. Publicado em agosto, o material apresentou informações relevantes para o debate público no período de eleições municipais. A produção contou com reportagem de Upiara Boschi, edição de Raquel Vieira, design de Cris Macari, fotografia de Diorgenes Pandini e trabalho dos motoristas Robson Santos e Rafael Koch. A RBS TV também foi parceira do projeto.

Já o trabalho vencedor na categoria de webjornalismo, também do DC, conta histórias de uma das regiões mais tradicionais de Florianópolis, ao redor do Mercado Público. A reportagem Novo Desenho mostra como o aterro da Baía Sul, de 1972, distanciou o centro da Capital do mar para a expansão urbana. Agora, a prefeitura se esforça para retomar a gestão do espaço e reintegrá-lo ao convívio público. A produção conta com os trabalhos de Cristian Weiss e Emerson Gasperin na reportagem, Julia Pitthan como editora, Ricardo Wolffenbüttel como editor de fotografia, Aline Fialho como editora de design e arte e Maiara Santos como editora assistente de design.

Já a CBN Diário ganhou o prêmio na categoria de radiojornalismo por um trabalho que trata de um dos principais cartões postais de Florianópolis. Publicada no momento em que a Ponte Hercílio Luz completava 90 anos, a série Ponte de Histórias ouviu diversas pessoas para entender a relação dos moradores de Florianópolis com a obra, que foi a primeira ligação entre a ilha e o continente. A série foi idealizada, executada e editada por Felipe Reis para a rádio CBN Diário. Ponte de Histórias teve também versões nas edições impressa e digital do Diário Catarinense e na RBS TV, com conteúdo compartilhado entre os veículos.

Os trabalhos inscritos no Prêmio ACIF de Jornalismo 2016 foram avaliados por uma comissão de profissionais de comunicação e de outros setores relevantes no Estado. Os vencedores, divididos em quatro categorias específicas e uma especial, receberam prêmios em dinheiro.