A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

7 dicas para o manejo do cultivo do Trigo

  • Escrito por  Mayra Ayres
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O trigo é o grande destaque da safra de inverno de 2016 do Brasil. A produção do cereal deve atingir 6,3 milhões de toneladas, ou seja, 14,5% superior à safra passada, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O trigo é cultivado nas regiões Sul (RS, SC e PR), Sudeste (SP e MG) e Centro-Oeste (MS, GO e DF), sendo que cerca de 90% da produção está concentrada no Sul do país. Entretanto, o cereal vem sendo introduzido na região do cerrado, sob irrigação ou sequeiro.

Em consequência da diversidade de regiões em que o trigo é cultivado, várias espécies daninhas geram perdas na produtividade e rentabilidade da cultura. Para assegurar uma colheita satisfatória e de qualidade, a FMC disponibiliza dicas aos produtores de trigo que, assim como a empresa, visam produzir mais e melhor.

Semeadura

A semeadura deve ser realizada no período indicado para cada município, de acordo com o zoneamento agrícola para a cultura do trigo. As portarias atualizadas do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para trigo, nas diferentes unidades da Federação, podem ser encontradas no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na área de Serviços, item Zoneamento Agrícola.

Métodos preventivos

Consistem em evitar a entrada de plantas daninhas no terreno, bem como sua disseminação. Esses métodos são essenciais nos programas de manejo de plantas daninhas. Embora necessitem da atenção do produtor, são medidas eficientes e de baixo custo. Para isso, é preciso limpar as máquinas e equipamentos antes de transferi-los de áreas infestadas para áreas limpas, realizar a manutenção das áreas próximas da lavoura livres de plantas daninhas, como em cercas e bordas de lavouras, e evitar que as plantas daninhas produzam sementes ou se reproduzam.

Manejo

O manejo e o controle das plantas daninhas na cultura são realizados por sistemas preventivos, culturais e químicos, que devem ser feitos de forma integrada. O manejo integrado é a adoção conjunta de estratégias de controle. O sistema tem início com escolha das cultivares, optando pelas que possuem bom potencial produtivo e resistência às principais doenças, tratamento das sementes e aplicação correta de defensivos agrícolas, seguindo a recomendação e o acompanhamento de um responsável técnico.

Competitividade

A competição cultural é baseada em fornecer subsídios para que a cultura se estabeleça bem, com desenvolvimento rápido e vigoroso, competindo eficientemente por água, luz e nutrientes. Diversos fatores contribuem para isso, se destacam a semeadura sem a presença de plantas daninhas, a adubação correta, o uso de sementes de boa qualidade e de cultivares bem adaptadas, além da densidade, do período e da profundidade de semeadura dentro dos níveis ao cultivar utilizado.

Redução de plantas daninhas

A redução da população de plantas daninhas pode ser obtida por meio da variação do período de implantação da cultura, atrasando assim, a semeadura. Dessa forma, grande proporção de plantas daninhas germina, sendo manejada antes da semeadura do trigo, reduzindo a infestação durante o ciclo da cultura.

Defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas são o método mais utilizado para o controle de plantas daninhas em cereais. O controle é adotado mais rapidamente e eficientemente quando esse método é utilizado.

Soluções FMC

A FMC possui soluções para o manejo integrado do cultivo, destaque para o excelente tratamento de sementes com Attic e Vincit, em que se controlam as principais doenças transmitidas via sementes; Locker, fungicida com três modos de ação com um excelente balanço entre os ingredientes ativos, utilizado para controle de diversas doenças; o fungicida Authority tem formulação balanceada com dois ingredientes ativos de mecanismos de ação com alto poder de absorção e movimentação, que garantem o desenvolvimento pleno, sem comprometer o metabolismo das plantas utilizado para controle de ferrugem; o fungicida Rovral, utilizado para controle de manchas foliares via aplicação foliar, possibilita o manejo anti-resistência e possui distinto mecanismo de ação sobre as doenças. Efetivo em todas as fases da vida do fungo, o produto tem ação anti-esporulante, inibindo a reprodução dos fungos; e o fungicida Rubric composto do melhor Triazol com eficiência para controle de mancha foliar e ferrugem, vem sendo muito utilizado como complemento do controle destas importantes doenças na cultura do trigo.

Sobre a FMC

Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 6 mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC de lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::