A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

BASF amplia seu portfólio de soluções inovadoras de espumas com ecovio® EA

  • Escrito por  Lígia Cerdeira 
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Espuma particulada compostável certificada com alto conteúdo de base biológica

Excelente resistência a impactos, ideal para embalagem de transporte

Espuma de partículas expansíveis, fácil de processar em máquinas convencionais de EPP ou EPS

A BASF está expandindo sua gama de produtos de espumas de alta performance, com a inovadora espuma particulada compostável certificada ecovio® EA. O produto é predominantemente de base biológica e, como todos os graus da marca ecovio®, apoia o ciclo biológico através da sua compostabilidade certificada. As excelentes propriedades da espuma particulada patenteada a tornam especialmente adequada para embalagens de transporte de produtos delicados ou de alto valor, onde um alto nível de resistência ao impacto e robustez é essencial. As propriedades do produto são semelhantes aos do EPS, apresentando uma excelente absorção de energia e ótima resistência mesmo quando submetido a múltiplos impacto.

O alto conteúdo de base biológica e a compostabilidade certificada tornam a espuma ecovio® EA atraente em qualquer situação onde uma solução de embalagem fóssil deixa de satisfazer os requisitos dos clientes que buscam uma solução de transporte de base biológica e biodegradável.

Grânulos expansíveis do ecovio® EA

O ecovio® EA é o primeiro material de espuma expansível com células fechadas, de base biológica e possui compostabilidade certificada. Ela é composta pelo polímero biodegradável ecoflex® da BASF e o ácido poliláctico (PLA), que é derivado do milho ou de outras plantas geradoras de açúcar como a mandioca.

Para a produção do ecovio® EA, os grânulos expansíveis são incorporados com o agente expansor pentano, em um processo inovador. Esta etapa permite uma pré-expansão do material, livre de problemas, realizada nos equipamentos pré-expansores convencionais de EPS com moldagem subsequente. Os grânulos brutos possuem uma densidade de aproximadamente 700 g/l.

O ecovio® EA está disponível no mercado com um tamanho de partícula de 1,05 mm e já está em desenvolvimento outro com o diâmetro de 0,8 mm. A espuma particulada está disponível na cor marrom e é entregue aos clientes em um contentor octabin. O produto pode ser armazenado em tal contentor, em instalações de armazenamento adequadas durante pelo menos seis meses, sem qualquer comprometimento da qualidade.

Solução drop-in para produção e processamento

Os transformadores podem moldar o ecovio® EA em uma gama quase ilimitada de formatos utilizando dois passos. Em um primeiro passo, os grânulos são pré-expandidos com a adição de vapor, para a produção de grânulos de células fechadas com uma densidade aparente mínima ajustável de 25 g/l. Um tempo curto de formação de pré-espuma contribui para um baixo consumo de energia nesta etapa de produção. Em seguida, os grânulos expandidos podem ser finalmente transformados em todos os tipos diferentes de peças moldadas. Os clientes se beneficiam do fato de que o processamento também pode ocorrer facilmente nas máquinas de EPS ou EPP existentes. Devido às características de processamento muito semelhantes, não há necessidade de qualquer conversão das máquinas e os processos de produção existentes não precisam ser substancialmente modificados.

O processamento também se parece muito com o processamento de EPS, embora, em geral, seja necessário adaptar os parâmetros do processo. Isto significa um tempo de vapor mais curto, enquanto o tempo de ciclo no passo de formação continua o mesmo em geral. Além disso, é necessário adaptar as geometrias do molde devido à contração de aproximadamente 1,5%. Para garantir uma alta qualidade da peça moldada e estabilidade dimensional, é aconselhável - semelhante ao processamento EPP - realizar o acondicionamento do componente em uma estufa após a moldagem.

Transporte seguro de mercadorias

Em uma comparação direta com o EPS, o ecovio® EA tem menor rigidez e quando se trata da sua capacidade de absorção de energia, situando-se entre os valores típicos do EPS e do EPP. Estas propriedades tornam este material perfeito para o uso no setor de eletroeletrônicos, especialmente para embalagens de produtos pesados e delicados, tais como máquinas de lavar-roupa ou televisores, que precisam permanecer intactos ao longo da cadeia de transporte, mesmo quando submetidos a múltiplos impactos.

Além disso, o ecovio® EA tem uma condutividade térmica mínima de 34 mW/(mK) sendo, portanto, muito adequado para todas as aplicações de isolamento térmico no setor de transportes. Por exemplo, o ecovio® EA ajuda a manter a cadeia do frio em todos os momentos, para produtos sensíveis à temperatura, como embalagens de legumes, frutas, carnes, produtos congelados ou até mesmo medicamentos. Isso evita de maneira eficaz que os produtos sejam danificados.

Devido às propriedades inerentes das matérias-primas, o ecovio® EA também pode ser armazenado em temperaturas de até 100° C por um período de várias horas, sendo também adequado para aplicações adesivas do tipo hot-melt. Além disso, o ecovio® EA também exibe boa resistência a solventes como acetona. Como um produto compostável certificado, ele também não contém quaisquer agente retardartante à chama.

No futuro, a BASF também irá fornecer o ecovio® EA com a aprovação para uso com alimentos, expandindo o leque de aplicações para todas as áreas em que a espuma está em contato direto com os alimentos processados. O ecovio® EA também será muito adequado para ser usado em containers (reutilizáveis) para transporte de frutas/ legumes, peixe e carne processados.

Excelente compostabilidade ao final da vida útil do produto

O ecovio® EA é comprovadamente durável sob condições ambientais normais. Apenas em condições especiais, como as encontradas em unidades de compostagem industrial, são necessárias para iniciar o processo de degradação biológica. Em lugares onde meios adequados de eliminação de resíduos estão disponíveis através de unidades de compostagem local, é mais fácil eliminar a espuma - a compostabilidade certificada significa que o descarte é possível de ser realizado juntamente com os resíduos de restos de alimentos - sem a necessidade de separar os materiais antecipadamente.

Devido à elevada porosidade e a área de superfície específica dos grânulos de espuma, o ecovio® EA degrada muito rapidamente em unidades de compostagem industriais. Ensaios de compostagem demonstraram que, por exemplo, cubos de ecovio® EA com 5cm de lado e densidades de 28-47g/l fragmentam-se em um intervalo de cinco semanas formando água, CO2 e biomassa. Antes da compostagem, o material também pode ser reciclado através de processos convencionais de reciclagem.

Quando o ecovio® EA foi desenvolvido, uma atenção especial foi dada às exigências do mercado por um material de espuma compostável, com base biológica predominante e que também fosse muito robusto. Por último, mas não menos importante, o produto também oferece um argumento essencial para o marketing sustentável: com o ecovio® EA, os usuários optam por uma matéria-prima de base biológica que pode ser transformada em adubo valioso no final do seu ciclo de vida.

Sobre a divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2015, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,7 bi.
Para maiores informações acesse www.performance-materials.basf.com

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::