MasterCard SpendingPulse: varejo inicia ano enfraquecido, com queda de 10,2% em janeiro

• Escrito por  Elisa Polonio/Tamer Comunicação Empresarial
  • Publicado em Demais

Aumento sutil da confiança do consumidor não foi suficiente para impulsionar os gastos

Os varejistas brasileiros que desejaram sinais prévios de alento para o mal-estar de 2015 acabaram ficando desapontados, já que o varejo continuou a cair em janeiro, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre o varejo.

As vendas totais (excluídas as vendas de automóveis e de materiais de construção) teve queda de 10,2% comparada com o mesmo período de 2015. A queda média dos últimos três meses foi de 10,1%, abaixo do quarto trimestre do ano passado, que foi de 8,9%. Por outro lado a confiança do consumidor registrou aumento de 2% em relação a dezembro.

Cinco dos sete setores cresceram acima do indicador de vendas totais dentre os quais: artigos farmacêuticos; material de construção; supermercados, vestuários e artigos de uso pessoal e doméstico. Dois setores, móveis/eletrodomésticos e combustíveis, tiveram desempenho abaixo.

O e-commerce, que ao longo dos últimos meses registrava crescimento, em janeiro caiu 1,1% comparado com o mesmo período de 2015. Pela primeira vez, em toda a série histórica do SpendingPulse, as vendas online atingiram patamar negativo abaixo da média dos últimos três meses, que foi de 6,7%. Os setores de artigos farmacêuticos e de móveis tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de eletrônicos, hobby & livraria e vestuários ficaram abaixo do crescimento do canal.

“A perspectiva para os próximos meses não é favorável para o comércio varejista brasileiro impulsionado pelo aumento da taxa de desemprego, inadimplência e pressões inflacionarias que reduz o poder de compra dos consumidores em vários setores econômico” , analisa Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica na MasterCard Advisors.

Regiões brasileiras: em janeiro não houve alterações significativas na sazonalidade. As regiões Norte (–9,9%) e Sudeste (–9,9%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Nordeste (–10,7%), Sul (–12,1%) e Centro‑Oeste (–11,4%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sobre o MasterCard SpendingPulse®

Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela MasterCard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.

Sobre a MasterCard Advisors

A MasterCard Advisors, divisão da MasterCard Worldwide, oferece aos seus clientes ideias e soluções que impactam nos seus negócios oferecendo maior retorno sobre os investimentos. A empresa utiliza análises avançadas e a profunda expertise na área de pagamentos para traduzir os dados em comportamento de mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a MasterCard Advisors se utiliza das informações agregadas e de consultoria para ajudar instituições financeiras, comerciantes, empresas de mídia, governos e outras organizações de todos os tamanhos a expandirem seus negócios. Para mais informações, acesse www.mastercardadvisors.com.

Sobre a MasterCard

A MasterCard (NYSE: MA) www.mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MasterCardInfo e no LinkedIn, participe das discussões no blog e inscreva-se para receber as últimas notícias.