Grupo Indyxa apresenta nova estrutura de gestão para dobrar de tamanho até 2020

• Escrito por  Larissa Linhares Comunicação
  • Publicado em Demais

Holding catarinense formalizada em setembro apresenta a estrutura de sua gestão para 2017 e se prepara para alcançar a meta de, em três anos, atender mais de 500 clientes e ter um faturamento de R$ 40 milhões

Após a sua formalização, em 5 de setembro, o Grupo Indyxa, formado por duas das principais empresas de tecnologia de informação catarinenses, a Teiko e a OpenUX, teve seu processo de reestruturação interna acompanhado por consultores da Fundação Dom Cabral, escola de negócios especializada no desenvolvimento e capacitação de executivos e empresários. Com isso, foram realizadas as mudanças no perfil de atuação das empresas que formam a holding, com sede em Blumenau. A cidade é a segunda do país a registrar maior crescimento de empregos no setor de TI, atrás somente de Florianópolis.

A OpenUX, até então, era especializada em suporte e prestação de serviços em várias camadas de infraestrutura e para produtos HP, se reposiciona como integradora de soluções fornecendo produtos e licenciamento para o mercado. Assim, a Teiko Soluções herda todo o time técnico da OpenUX e passa a gerir a sua carteira completa de clientes de serviços em infraestrutura. Com a nova estrutura de gestão, a Teiko permanece na prestação de serviços, mas amplia o seu portfolio de entrega, agora com time especializado em sistemas operacionais, virtualização, open source, Microsoft, segurança, governança e hardware.

Com a fusão, as duas empresas, que juntas apresentaram um faturamento de R$ 20 milhões em 2015, passaram a contar com mais de 100 colaboradores e a atender mais de 300 grandes clientes dos segmentos de bens e serviços em 17 estados do país. A expectativa, até 2020, é dobrar de tamanho, obter um faturamento de R$ 40 milhões e atender mais de 500 clientes nacionais e internacionais, estes últimos já atendidos nos escritórios na Cidade do México e em Luanda, Angola. Da carteira de clientes, 57% se concentram na região Sul do Brasil, 28% no Sudeste, 6% no Centro-Oeste, 5% no Nordeste e 4% na região Norte.

Recentemente, a holding anunciou a aquisição de parte da carteira de clientes da Quick Soft, também de Blumenau, que agora focará sua atuação na área de assinaturas digitais e ACT - Autoridade Certificadora de Tempo, com padrão ICP-Brasil. Da aquisição da Quick Soft, o Grupo Indyxa assume especificamente os serviços de Infraestrutura, com clientes de Contratos de Monitoramento e Suporte. Com forte atuação no segmento hospitalar, com mais de 60% do seu portfolio de clientes, a Indyxa atende ainda os setores de alimentos, indústrias, têxtil, metalúrgico, bancos, varejo e educação.

Com a ampliação de portfolio, o executivo Velcir Finkler, antes diretor de Operações na OpenUX, integra agora o time da Teiko como diretor de Serviços, cargo antes ocupado por Rodrigo Luchtenberg, que desde 5 de setembro é o CEO do Grupo Indyxa. Completam o corpo diretivo do Grupo Indyxa os executivos Paulo César Schorr, diretor de Mercado da Teiko; Djalma Zendron, diretor de Tecnologia da Teiko; e Nilton Serafim, diretor Comercial da OpenUX.

Rodrigo Luchtenberg explica a estratégia de ampliação da holding: “Sabemos que, para alcançarmos nossos objetivos até 2020, será necessário utilizar uma combinação de duas estratégias de crescimento: atuação agressiva de penetração no mercado com novos produtos e serviços e, também, com a aquisição de novas empresas e carteiras de clientes".