Claro, Ericsson e Qualcomm realizam testes inéditos com o 4,5G no país e atingem maior velocidade de transmissão de dados em uma rede comercial na América Latina

• Escrito por  Karina da Silva
  • Publicado em Demais

Operadora agregou as frequências de 2.600 e 1.800MHz em Araras/SP e atingiu velocidades de até 682 Mbps, com média de 652 Mbps

A Claro, pioneira nos testes 4,5G no país, anuncia, juntamente com a Ericsson e a Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated, a finalização dos testes com a tecnologia agregando as frequências de 2.600 e 1.800MHz. O projeto piloto, que aconteceu em Araras, no interior de São Paulo, alcançou velocidades de até 682 Mbps. Dessa forma, será possível obter uma experiência de navegação próxima ao conceito 5G.

Nos testes realizados em Rio Verde, em dezembro do ano passado, foram agregadas além das frequências de 2.600 e 1.800MHz, a de 700MHz, adquirida em Leilão. Na ocasião, cada faixa possuía apenas uma banda liberada. Em Araras, local escolhido para o projeto, a faixa de 2.600MHz já opera com duas bandas liberadas, ampliando a capacidade da frequência utilizada.

"Este é um importante passo para a evolução das redes de telefonia celular no Brasil e mais uma iniciativa da Claro em oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Este trabalho teve início há meses atrás, com os testes de Rio Verde, onde atingimos velocidade de 300 Mbps em nossa rede. Agora, estamos mais que duplicando este resultado, mesmo sem a liberação da faixa de 700 MHz, ainda em andamento. Estamos satisfeitos em fazer parte desta iniciativa com dois líderes do segmento, a Ericsson e a Qualcomm Technologies”, afirma André Sarcinelli, diretor de engenharia da Claro.

Para atingir esta velocidade, além das frequências agregadas, foram realizadas melhorias de software para as redes LTE disponíveis hoje. As características combinadas incluem a utilização das tecnologias 4X4 MIMO, que dobra a capacidade de transferência de dados transmitidos para o smartphone do usuário, permitindo assim maior capacidade e taxa de transferência de dados; e LTE 256 QAM, que amplia a modulação no espectro disponível e melhora a eficiência da rede multiplicando a taxa de transferência por 1,33 para os terminais móveis. O piloto utilizou um terminal de testes com o modem Qualcomm® Snapdragon™ X16 LTE.

"Os padrões LTE-A e Gigabit LTE permitirão às operadoras oferecerem maior aumento de velocidade a seus clientes, conforme caminhamos para o 5G. A Ericsson tem esse compromisso com a evolução da rede móvel e o mercado brasileiro, trazendo as mais inovadoras e recentes tecnologias disponíveis em nível internacional", Eduardo Ricotta, vice-presidente da Ericsson responsável pela unidade de negócio no Brasil.

"O modem Snapdragon X16 LTE da Qualcomm é uma das mais recentes inovações na tecnologia móvel, além de um importante marco no caminho rumo ao 5G. Estamos muito confiantes em colaborar com esses líderes do setor – Claro e Ericsson –, para trazermos essas inovações para os usuários brasileiros”, afirma Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm América Latina.

Este tipo de arquitetura e de capacidade de transmissão no acesso de radiofrequência demandará ainda mais capilaridade óptica para fazer o backhaul, fortaleza que o grupo possui, tanto no acesso local com a rede da Net como na longa distância com a Embratel.

É com a sinergia das infraestruturas da Claro, Net e Embratel que é possível evoluir para entregar os melhores conteúdos e aplicações, em todos os locais e dispositivos que o cliente demandar. Seja ele uma pessoa, uma residência ou um usuário corporativo.

Rio Verde

Em dezembro de 2016, a Claro foi a primeira operadora a realizar testes com a frequência de 700MHz em um ambiente externo no país. O projeto piloto com a tecnologia 4,5G agregou três frequências: 700, 2.600 e 1.800MHz. Com a combinação, foi possível alcançar velocidade próximas a 300Mbps.

Sobre a Claro

A Claro é uma das líderes em telefonia celular, possui mais de 63 milhões de linhas de telefones celulares no Brasil. A empresa está presente em mais de 4.000 municípios com as tecnologias 2G, 3GMax e 4GMax. Destaca-se na oferta de conteúdos e serviços inovadores e possui acordos de roaming em mais de 170 países para serviços de voz e mais de 150 para tráfego de dados, nos cinco continentes. É controlada pela América Móvil, líder em serviços de telecomunicações na América Latina e um dos três maiores grupos de telefonia móvel do mundo. Na área de responsabilidade corporativa, a operadora mantém o Instituto NET Claro Embratel, que tem como objetivo estruturar seu investimento social privado e estimular o uso de novas tecnologias na educação.

Sobre a Qualcomm

Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM) é líder mundial em tecnologias sem fio 3G, 4G e de próxima geração. A Qualcomm Incorporated inclui licenças comerciais da Qualcomm, QTL, e a vasta maioria de seu portfólio de patentes. A Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária da Qualcomm Incorporated opera junto com suas subsidiárias, substancialmente todas as funções de engenharia, pesquisa e desenvolvimento da Qualcomm e todos os seus produtos e serviços comerciais, incluindo seus setores de semicondutores, QCT. Por mais de 30 anos as ideias e invenções da Qualcomm conduziram a evolução das comunicações digitais, aproximando pessoas, em qualquer lugar do mundo, de informações, entretenimento e de outras pessoas. Para mais informações, acesse o site da Qualcomm, o blog OnQ, as páginas do Twitter e do Facebook.

Sobre a Ericsson

Para media-kits, materiais de apoio e fotos em alta resolução, acesse: www.ericsson.com/br/thecompany/press

A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável.

Nossos serviços, softwares e infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades.

Com mais de 115 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente.

Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2015, a empresa gerou receitas de 246,9 bilhões de coroas suecas (US$ 29,4 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).

Na América Latina estamos presente desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.