É possível prever a queda de uma árvore?

• Escrito por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • Publicado em Demais

Uma bela arvore é generosa em sua sombra, em seus frutos e em suas flores; muitas delas nos remetem à infância, ao pomar da avó, aos momentos de tranquilidade junto à natureza.

Quando uma árvore cai, pode haver uma perda humana. Além da própria perda, e por maiores que sejam nossos esforços para proteger vidas e patrimônios, o que podemos fazer para evitar situações de perda no futuro é investir em políticas públicas, que promovam:

Catalogação da vegetação arbórea urbana e escolha de espécies de porte adequado e mais resistentes ao clima urbano;

Monitoramento da vegetação, no que tange: manutenção, poda, irrigação, fertilização, crescimento, dentre outros fatores relevantes;

Boa gestão de um plano de manejo da vegetação.

Um plano de manejo, administra as diretrizes de uma política pública e, dentre tantas ações, também planeja a retirada de arvores que apresentam “risco de queda” e programam sua substituição.
Não é possível saber quando uma arvore vai cair, assim como não é possível saber se vamos tropeçar no próximo passo.
Sendo previdentes, queremos saber se é possível saber quando uma arvore vai cair, a fim de evitar dados a pessoa e ao patrimônio.

A resposta é não, muitos são os motivos que colaboram para a queda de uma árvore. Podem haver indícios do enfraquecimento das arvores, mas não há certeza e/ou precisão sobre o momento da queda. É necessário fazer a prevenção.

Pérola Felipette Brocaneli é professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e está disponível para entrevistas.