A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Instituto Ecofuturo amplia parceria com a FUNAP para fomentar a leitura em unidades prisionais de São Paulo

  • Escrito por  Edelman Significa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como sua principal mantenedora, doará 652 livros clássicos da literatura nacional e estrangeira para complementar o acervo de espaços de leitura de unidades prisionais do interior do estado de São Paulo.

A ação tem como objetivo fortalecer o projeto Clube de Leitura, realizado pela FUNAP – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel –, com o objetivo de fomentar a leitura e apoiar o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania “De Olho no Futuro”, que contribui para a inclusão social de pessoas com privação de liberdade, desenvolvendo habilidades e competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação social.

"A leitura enquanto um momento para se conhecer e conhecer o outro, rever a trajetória e traçar novos caminhos, novos mundos é uma ferramenta poderosa. Conhecer personagens e narrativas, aprender que outras histórias são possíveis, que outros valores existem, que há contextos diversos, é extremamente importante. Dentro desse objetivo, de levarmos às pessoas em privação de liberdade a oportunidade de fazerem também essas reflexões, a parceria enriquece o acervo que será disponibilizado aos reeducandos e expande as possibilidades do trabalho que vem sendo realizado pela Funap”, acrescenta José Antonio Gonçalves Leme, superintendente da Funap.

A parceria surgiu por iniciativa dos profissionais responsáveis pela Biblioteca Comunitária implantada dentro de um presídio em Bauru pelo Instituto Ecofuturo, com apoio da FUNAP e chancela da Fundação Nelson Mandela. A unidade, inclusive, foi um dos destaques da 6ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas e recebeu a menção honrosa deste ano pelas atividades de promoção de leitura realizadas.

Para Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade no Ecofuturo, o incentivo à leitura é essencial para que seja possível construir um hoje e um amanhã melhores. “O Ecofuturo acredita que a aquisição das competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade, e que a leitura literária é um elemento fundamental para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de suas responsabilidades, melhorando dessa forma suas relações e cuidados com o meio e com todas as vidas ao nosso redor”, conclui.

Além de salas de leitura, a FUNAP realiza, incentiva e organiza nas unidades prisionais inúmeras atividades culturais em diversas linguagens e modalidades, como artes plásticas, música, teatro e capoeira. Por meio da parceria com o Instituto Ecofuturo, e com outras instituições, o projeto organiza e mantém 146 salas de leitura no interior de penitenciárias do estado de São Paulo.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituída e mantida pela Suzano Papel e Celulose. O Ecofuturo acredita que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que a intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor. Desde 1999, atua como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado, buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental por meio do compartilhamento de saberes, práticas de cuidado e mensuração de impactos. Mantém projetos que contribuem para o fortalecimento das práticas de leitura e escrita e pela conservação do meio ambiente. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::