A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Coordenador de Vinhos e Bebidas do Mapa anuncia Cadastro Nacional para este ano

  • Escrito por  Martha Caus
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Antigo pleito do setor, a implantação nacional dos cadastros ajudará no monitoramento da produção e no embasamento de políticas públicas para a uva e o vinho. No Rio Grande do Sul os dados são coletados desde 1968

A implantação nacional dos cadastros vitícola e vinícola, ferramentas de monitoramento da produção de uvas e de comercialização de vinhos em todos os estados brasileiros onde há registro da atividade, pode ser efetivada este ano ainda. Hoje (26) de manhã, durante a realização do 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, em Bento Gonçalves (RS), representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio (Seapi-RS), da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) se reuniram para discutir sobre o Termo de Cooperação Técnica que buscará efetivar a operação do sistema no Brasil. Importante pleito do setor junto ao Governo Federal, os cadastros vitícola e vinícola possibilitarão saber com maior precisão o real tamanho da cadeia produtiva para além das fronteiras do Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador geral de Vinhos e Bebidas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Mapa, Helder Moreira Borges, em dezembro estará pronto para funcionamento o sistema para o cadastro vitícola e, em janeiro de 2017, o vinícola. “Precisamos dessas informações não apenas para controle e fiscalização, mas para termos relatórios que permitam a construção de políticas agrícolas nacionais para o setor como, por exemplo, de preço mínimo da uva e de regulação de estoques”, observa Borges.

Ele explica que o sistema funcionará nos moldes do que hoje está em vigor no Rio Grande do Sul. No estado, o levantamento de dados que alimentam o cadastro tem sido realizado desde 1968. A partir de 2000, foram efetivados termos de cooperação entre o Mapa, Secretaria Estadual de Agricultura, Embrapa e Ibravin para informatização e operação conjunta. “Não vamos começar do zero pois vamos somar aos registros históricos já existentes e trabalharemos com apoio da Embrapa, da Seapi-RS e do Ibravin. Essas ferramentas são importantes pois o setor da uva e do vinho ultrapassa do valor comercial em si. Há uma questão social muito forte envolvida”, complementa o coordenador do Dipov.

Ontem (25), durante o Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, 29 auditores fiscais federais agropecuários de oito estados com produção vitivinícola receberam informações sobre o funcionamento do sistema gaúcho. A apresentação foi feita pela pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho e coordenadora técnica do Cadastro Vitícola, Loiva Ribeiro de Mello. 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::