Chega ao mercado a Databier, primeira distribuidora oficial de cervejas artesanais

• Escrito por  André Moraes
  • Publicado em Demais

Empresa, especializada na comercialização e distribuição de rótulos artesanais, inova ao aplicar know-how de operações logísticas para representar marcas oficialmente em todo território nacional

A Databier, primeira empresa nacional especializada na comercialização e distribuição de cervejas artesanais, lançou-se ao mercado em agosto deste ano. Com uma proposta inovadora e arrojada, a empresa, pertencente ao Grupo DATA, nasceu de um projeto idealizado pelo Diretor da Datalogística, Carlos Pavanelli e seu amigo e sócio neste projeto, Mauricio Leite. Toda a inteligência das operações de distribuição dos produtos é aplicada pela Datalogística, empresa prestadora de serviços de consultoria em gestão de transportes e logística, fundada por Carlos Pavanelli em 2010, que conta, também, com uma equipe totalmente dedicada que inclui outro negócio, uma divisão voltada à tecnologia da informação, Dirigida por seu sócio Daniel Bragagnolo.

Segundo Pavanelli, a Databier utiliza todo Know-How da Datalogística para oferecer agilidade, praticidade, segurança e qualidade em todos os processos de comercialização dos rótulos. “A Databier agrega valores da Datalogística ao prestar seus serviços, desde a coleta dos produtos nas fábricas até a distribuição e entrega no cliente final, inclusive prestando suporte aos clientes em eventos e feiras”.

Atualmente a Databier conta com a representação de mais de 70 rótulos de cervejarias localizadas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Dentre estes, destacam-se as marcas Heilige, Zalaz, Maniba, Urwald, Container, Coza Linda, Lohn, Blauerberg, Palta e Cathedral. Com cervejas, artesanalmente fabricadas, a Databier oferece os mais diferentes tipos de cervejas, passando pelas famílias Lager, Ale e Lambic.

O Diretor de Negócios da Databier, Mauricio Leite, revela que, atualmente os rótulos são comercializados e distribuídos em bares, restaurantes, empórios e redes gourmet, porém, o público alvo da Databier está em clientes com características de negócios onde a cerveja artesanal é vista com destaque e diferencial. “O importante para nós não é apenas vender e entregar o produto na gôndola do cliente. Vamos, além disso, nos preocupamos com o destaque dos produtos, com o pós-venda e principalmente com a imagem dos rótulos que representamos, pois oferecemos, também, ações de marketing nos pontos de venda com stands de degustação dos rótulos e apresentação de produtos”, completa Leite.

A empresa, estabelecida na Cidade de Campinas (SP), onde, também, estão centralizadas as operações da Datalogística, conta com uma infraestrutura de primeira, com área útil de estoque de 500 m², câmara fria, show room, escritório de administração, comercial e vendas e controle de transportes, além de contar com sistemas de gestão ADM como, TMS (Transportation Management System), WMS (Warehouse Management System) e ERP.

Ainda segundo Pavanelli, a Databier já tem planos para crescimento e expansão de suas operações: “Pretendemos ser a maior distribuidora de cervejas artesanais do País, atendendo 100% do território nacional. Além disso, já estamos estudando a expansão de nossas atividades para a América Latina, Europa e Estados Unidos, pois, nosso modelo de negócio e nossa gestão nos permite tal crescimento de forma segura”. Conclui.

A Databier possui uma estrutura organizacional bem aplicada, com treinamentos frequentes de qualidade e treinamentos em vendedores com particularidades de cada rótulo e cervejaria, com aprofundamento teórico e pratico dos produtos vendidos. “Este é outro grande diferencial nosso, oferecemos treinamento aos nossos clientes, com qualidade e teoria passando por cada tipo diferente de cerveja que comercializamos”, Destaca Leite.

Carlos Pavanelli salienta que, este mercado de cervejas artesanais está em um momento de crescente ascensão, possibilitando uma rápida popularização deste tipo de cervejas, “A grande variedade de rótulos e cervejarias que surgem a cada instante tem alterado o padrão do consumidor. Hoje em dia temos o perfil de consumidores que optam por beber em menos quantidade, porém, com maior qualidade. Desta forma, conseguimos encontrar nas cervejas artesanais o melhor custo-benefício para atender a esta crescente demanda por qualidade”, revela Pavanelli.