Entenda o que é o gás GLP

• Escrito por  Aline Matos
  • Publicado em Demais

Entenda o que é o gás GLP

Presente na casa, nos estabelecimentos e no dia a dia das pessoas o gás liquefeito de petróleo é aquele que grande parte das pessoas utilizam no botijão. Mais conhecido como gás de cozinha é importante entender o que ele é para que ocorra prevenção de acidentes em casa.

O gás GLP é formado por duas substâncias a partir do petróleo: butano e propano. Quando submetido a pressão ele encontra sua forma líquida, mas quando exposta de volta ao seu estado gasoso, por isso o nome liquefeito.

Na sua composição é acrescentado o Mercaptan, que é uma substância a base de enxofre para dar o cheiro que estamos acostumados quando ocorre vazamento de gás. Essa substância é justamente para que identificamos quando ocorre um vazamento, portanto sem ela isso seria impossível já que o gás GLP não possuem odor algum.

Cuidados

O gás liquefeito de petróleo é o mais utilizado por conta da sua economia. Tem a caraterística de durar mais e custar menos, por isso que é o mais adotado pela população. Porém é importante adquirir apenas de vendedores autorizados para garantir a segurança. Recuse se o botijão estiver amassado e sem o selo do fabricante.

Na hora de instalar é importante fazer um teste de vazamento com uma esponja e sabão e ao perceber qualquer vazamento remover e instalar novamente. Se o problema persistir procure um assistente técnico do seu fornecedor e para casos mais graves ligue para o Corpo de Bombeiros no 193.

Em caso de armazenamentos é importante deixar o botijão em um local ventilado  protegido do calor e da chuva. De preferência deve ficar fora da cozinha em um local mais arejado possível.