Carina Ubirajara falará sobre “Eficiência Alimentar” no Ensino Online da ANCP

• Escrito por  Thell de Castro
  • Publicado em Demais

Palestra online acontece no dia 2 de dezembro, às 15h

Fechando a série de palestras do Ensino Online da ANCP em 2016, Carina Ubirajara, professora doutora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), falará sobre “Eficiência Alimentar”, no dia 2 dezembro, às 15h.

Para Carina, o agronegócio brasileiro vem ocupando um espaço importante na produção mundial de alimentos, especialmente no que se refere à carne bovina. Ao considerar que a alimentação representa o maior custo de um sistema de produção, a seleção de animais mais eficientes na utilização dos nutrientes poderá acarretar num grande avanço da pecuária de corte, por meio da redução dos custos de produção, sem afetar os índices zootécnicos.

Em virtude da complexidade na coleta de informações para eficiência alimentar e dos custos elevados, são raros os estudos realizados no Brasil que mensuram o consumo alimentar residual, para fins de avaliação genética. “A mensuração do consumo alimentar residual (CAR) é de grande importância para o setor pecuário, uma vez que permite identificar animais geneticamente mais eficientes, de menor consumo alimentar, promovendo o aumento da produtividade, ao mesmo tempo em que se reduz o custo de produção”, explica.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a ANCP, desenvolve um projeto de pesquisa de ação continuada para avaliação em eficiência alimentar de bovinos de corte. Esse projeto objetiva identificar animais com genótipos superiores para consumo alimentar residual com intuito de atender a grande demanda do mercado pecuário brasileiro por touros com comprovado potencial para eficiência alimentar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.ancp.org.br/ensino. As vagas são limitadas.