GeForce GTX leva realidade virtual à Av. Paulista em nova mostra da galeria de arte digital do SESI-SP

• Escrito por  Sing Comunicação de Resultados
  • Publicado em Demais

Plataforma GeForce GTX, da NVIDIA apoia o projeto Dividing Lives, do coletivo britânico Marshmallow Laser Feast; mostra segue aberta ao público até 15 de novembro

Após o sucesso de público obtido ao levar realidade virtual aos jogadores em seu estande na BGS 2016, a NVIDIA vai além e anuncia o apoio à mostra Vestígios Paulistanos - Poética da Metrópole Distraída, que leva a realidade virtual à Av. Paulista com o projeto Dividing Lives. A mostra, que desafia o público a redescobrir a metrópole de maneira nada convencional, já começou e se encerrará em 15 de novembro, com horário expositivo das 20h às 6h.

Com o objetivo de mostrar locais de São Paulo que representam “linhas divisórias” da cidade, o projeto Dividing Lines tem como diferencial o uso do headset de realidade virtual, o Oculus Rift, para colocar os visitantes da mostra dentro desses cenários incrementados pelos sons captados in loco. A experiência promete mexer com os sentidos e com a percepção do público, por meio da imersão na realidade virtual 3D.

Pela primeira vez no Brasil, o coletivo de arte londrino Marshmallow Laser Feast (MLF) desenvolveu ao longo de duas semanas um projeto inédito em colaboração com 16 artistas locais, a convite do SESI-SP e da organização internacional British Council, com apoio da NVIDIA e da tecnologia GeForce GTX como plataforma oficial de realidade virtual.

Durante a residência artística, o grupo saiu desbravando as ruas de São Paulo para encontrar e registrar alguns locais que representassem “linhas divisórias” – mas com um detalhe: o mapeamento dos ambientes foi feito com o Lidar Scanner, um dispositivo de escaneamento panorâmico que mapeia o ambiente ao seu redor em 360º e o recria no computador em uma versão de imagem tridimensional e imersiva.

As imagens dessa obra áudio visual são compostas por 16 milhões de pontos captados pelo scanner Lidar e por isso exigem uma capacidade de processamento gráfico único oferecido pela GeForce GTX 1080.

A interação com o público será feita na Alameda das Flores (travessa para pedestres em frente à Galeria de Arte Digital), até 15 de novembro, das 20h às 6h. Depois desse período, serão reproduzidas, das 20h às 6h, na fachada do prédio da FIESP, na Av. Paulista, as versões em vídeo das interações ocorridas na noite anterior.

Para o gerente de marketing técnico da NVIDIA, Alexandre Ziebert, o uso da GeForce GTX como plataforma oficial do projeto reforça ainda mais o compromisso da NVIDIA em pavimentar o uso da realidade virtual muito além dos games para PC “Com todo o nosso avanço em pesquisas e apoio à realidade virtual com a plataforma GeForce GTX, a NVIDIA se torna cada vez mais, sinônimo dessa tecnologia. Com o Dividing Lines, apoiamos também o uso da nossa plataforma de games como expoente dessa importante obra cultural do SESI- SP e levando o potencial dessa experiência imersiva para o público paulistano”.

Serviço:
Mostra digital Vestígios Paulistanos - Poética da Metrópole Distraída
Local: Galeria de Arte Digital SESI-SP (Av. Paulista, 1313 - em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Período: Até 15 de novembro (diariamente)
Horários: das 20h às 6h | Interação com as obras na Alameda das Flores, das 19h às 22h.
Gratuito. Mais informações http://www.sesisp.org.br/galeriadigital

Sobre o MLF
Formado por Eleanor Whitley (produtora), Robin McNicholas (co-fundador e diretor), Barney Steel (co-fundador e diretor) e Ersinhan Ersin (diretor de criação e tecnologia), o Marshmallow Laser Feast (MLF) é um estúdio criativo londrino que explora a tecnologia na criação de projetos que reinterpretam a ideia da percepção humana. Essa é a primeira vez que o MLF faz uma residência artística no Brasil. Entre seus trabalhos anteriores, o MLF desenvolveu projeto para a banda irlandesa U2, que pode ser visto no clipe da música Invisible (https://vimeo.com/101504851).

Sobre a galeria de arte digital do SESI-SP
A Galeria é a maior galeria de arte digital a céu aberto da América Latina, um imenso painel de LED composto por 26.241 mil clusters, cada um formado por 4 lâmpadas. Todos os clusters estão instalados em 3.700 m² da estrutura metálica que reveste o prédio da FIESP e do SESI-SP na Avenida Paulista. Pioneira desde 2012, ao longo de sua existência a plataforma já foi palco de 14 mostras de sucesso e conquistou espaço entre os ícones de São Paulo, além de se tornar uma referência na arte digital.

Sobre a NVIDIA
NVIDIA (NASDAQ: NVDA) é uma empresa de tecnologia computacional pioneira em computação acelerada por placas de vídeo. Ela tem como alvo os usuários mais exigentes — jogadores, designers e cientistas — com produtos, serviços e software que potencializam experiências incríveis em realidade virtual, inteligência artificial, visualização profissional e carros autônomos. Mais informações no site http://www.nvidia.com.br/object/newsroom-br.html.