A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CEA e IAC/QUEPIA realizam encontro de Ciência & Tecnologia para estudantes da rede privada de Jundiaí-SP

  • Escrito por  QUEPIA/Assessoria de Imprensa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Grupo de alunos do colégio Objetivo foi recepcionado por pesquisadores do Centro de Engenharia e Automação do IAC para debater futuro da agricultura, água e a sustentabilidade agroambiental da região da Serra do Japi

Cerca de 100 estudantes do colégio Objetivo de Jundiaí (SP), além de coordenadores e professores, foram recebidos esta semana por pesquisadores científicos do Centro de Engenharia a Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), também situado na cidade. O evento, realizado nas dependências da Escola Técnica (ETEC) Benedito Storani - que fica ao lado do CEA/IAC e mantém sólida parceria com o instituto de pesquisas -, foi parte das comemorações pelos 35 anos de atividades locais do Colégio Objetivo.

Coordenada pelos pesquisadores científicos do CEA/IAC Hamilton Ramos e Afonso Peche, a programação do evento tratou principalmente da importância da agricultura nacional e regional, da produção sustentável de alimentos, da integração entre pesquisa agrícola e a comunidade e do trabalho do engenheiro agrônomo-pesquisador.

“No momento em que se realiza em todo o Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT, de 17 a 23 de outubro), o evento com os estudantes de Jundiaí serviu para debater o quanto a pesquisa agrícola, a ciência e a tecnologia, bem como a proximidade entre pesquisadores e a população, interferem positivamente no dia a dia da região de Jundiaí”, resume o pesquisador científico Afonso Peche.

“Em contraponto, também mostramos como a agricultura poderá interferir negativamente na vida da cidade e no meio ambiente se não houver planejamento, pesquisa, integração entre pesquisa, população e o produtor rural e uso de tecnologias de produção adequadas”, acrescenta Hamilton Ramos. Ramos lidera no Brasil o Programa IAC/QUEPIA de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na Agricultura, uma parceria com a iniciativa privada que visa à proteção do trabalhador rural aplicador de agrotóxicos.

Um dos destaques do evento, assinalam os pesquisadores do IAC, foi o debate centrado na Serra do Japi, com ênfase na preservação dessa área de proteção ambiental (APA), na agricultura periurbana e no futuro do abastecimento de água à população da região de Jundiaí. O grupo de alunos do Objetivo, principalmente de 4º, 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental, também plantou árvores na área verde da ETEC Benedito Storani.

Ainda na ETEC Benedito Storani, os alunos do colégio Objetivo conheceram o Projeto Vale Verde, uma parceria entre a própria ETEC e a prefeitura de Jundiaí que resulta na produção de verduras e legumes fornecidas às creches e escolas do município.

Além dos pesquisadores científicos Afonso Peche e Hamilton Ramos, participaram da recepção aos alunos do colégio Objetivo de Jundiaí os engenheiros agrônomos Hamilton José Bernussi, do Projeto Vale Verde, João Paulo Lopes, da Etec Benedito Storani, Pedro Sergio Pontes, do CEA/IAC e a bióloga Sônia Elisabete Pereira, do CEA/IAC.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

 

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::