INTECH Engenharia passa a integrar Grupo francês Entrepose

• Escrito por  Leticia Milaré
  • Publicado em Demais

INTECH Engenharia passa a integrar Grupo francês Entrepose

Rio Oil & Gas 2016 é o primeiro evento oficial da empresa brasileira como braço da corporação europeia especializada em concessões e construção.

Criado em 1935 e com operações em mais de 300 países, o grupo francês Entrepose adquiriu a da INTECH Engenharia. A negociação foi finalizada no primeiro semestre deste ano e significa que a empresa brasileira passa a fazer parte da divisão de negócios ligados à construção e perfuração na estrutura da corporação francesa. Dentro do grupo Entrepose, subsidiária do Grupo Vinci desde 2006, a INTECH fica debaixo do guarda chuva de projetos, construção e operação de infraestrutura em subsolo (Entrepose Drilling).

A presença no Brasil não é novidade para a Entrepose, pois sua controladora – a gigante francesa Vinci – já opera no país através da Vinci Energies do Brasil e duas de suas subsidiárias, a Actemium (antiga Cegelec) e a Omexom (antiga Orteng). Com a aquisição da INTECH Engenharia, o escopo é ampliado. Por outro lado, a empresa brasileira já tinha um histórico de atuação com o grupo francês: projetos de perfuração horizontal direcional (HDD) no Brasil e no exterior com a ***, empresa que integra a conglomerado europeu desde 2014. A parceria com a ***, no entanto, acontece há mais de 20 anos.

“Como integrante da Entrepose, a INTECH dá um salto significativo, ao ganhar musculatura financeira para ampliar seus negócios, principalmente na América Latina”, avalia Carlos Pimenta, Diretor Superintendente da INTECH Engenharia. Tecnicamente, a integração também mostra uma grande sinergia, segundo ele. Desde a aquisição, a empresa sediada em São Paulo já tem trocado informações com as outras subsidiárias da Entrepose no Brasil. A Rio Oil & Gas é o primeiro evento conjunto.

Para Pimenta, a integração da empresa ao grupo francês foi antecedida de sua expansão de escopo: reconhecida pelos projetos sofisticados de implantação de HDD e de técnicas diferenciadas como aproximação de praia (shore approach) para a indústria de óleo e gás, a INTECH avançou para uma oferta completa de implementação de projetos na área de infraestrutura de petróleo e gás, energia, mineração e de outros segmentos, atuando em construção e montagem de dutos, estações de regulagem e medição de gás, serviços de manutenção em dutos, intervenções em dutos em carga (trepanação), entre outras.

A empresa brasileira também representa a Seal for Life, marca que reúne vários sistemas de proteção mecânica contra corrosão para empreendimentos de infraestrutura, e é especializada na aplicação desse tipo de materiais.

Sobre a Vinci Group

É um player global na área de concessões e construção, empregando cerca de 185 mil pessoas em cerca de 100 países. O grupo projeta, financia, constrói e opera instalações de infraestrutura e facilidades que ajudam a melhorar a vida diária e a mobilidade como um todo. A corporação é comprometida com operações socialmente e ambientalmente responsáveis.

Sobre a Entrepose Group

Subsidiária da Vinci, uma das líderes mundiais em concessões e construção, a Entrepose Group é uma empreiteira internacional especializada em projetar, construir e operar infraestruturas para a produção, transporte e armazenamento na indústria de petróleo e gás, e para outros setores de energia. A corporação atua em mais de 30 países emprega cerca de 3 mil profissionais diretos para realizar projetos turnkey de contratos EPCC (engenharia, gestão de compras, construção, comissionamento) ou contratos de trabalhos especializados.

Sua atuação envolve infraestrutura e equipamentos para o setor de petróleo e gás em terra (onshore), como plantas de processo e tancagem, construção e montagem de dutos; no mar (offshore), como lançamentos de dutos em águas rasas e operações submarinas; e no subsolo (underground), incluindo a perfuração de poços de petróleo, projetos de geotermia, perfuração horizontal direcional e projeto, execução e operação de cavernas para estocagem de produtos.

Ao oferecer pacotes integrados com outras empresas dentro da divisão de construção da Vinci, essa experiência também se estende à engenharia civil e à manutenção de instalações. Em média, a Entrepose entrega cerca de 250 projetos anuais.

Sobre a Intech Engenharia

INTECH Engenharia atua no mercado desde 1998 e é referência nacional na aplicação do Método Não Destrutivo de Perfuração Horizontal Direcional para instalação de dutos de aço carbono e de PEAD de grandes diâmetros em travessias e cruzamentos para linhas de gás, óleo, energia elétrica, minérios, água e esgoto, biocombustíveis, telecomunicações, descontaminação de solo além de aproximações de praia (shore approaches) e perfuração de poços de petróleo.