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Biológicos, manejo integrado e aumento de produtividade

  • Escrito por  Angélica Cortez
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Por Antônio Carlos Zem, Presidente da FMC Corporation América Latina

Qual é o futuro da agricultura? Essa é uma questão que a FMC trabalha continuamente para responder. Se olharmos para o passado, poderemos lembrar que o uso de defensivos agrícolas trouxe um importante incremento na produtividade das culturas e, consequentemente, grande aumento na produção de alimentos em todo o mundo.

Com a evolução tecnológica e a busca por novas opções para o controle das pragas agrícolas, os produtos biológicos têm se apresentado como ferramenta econômica e tecnicamente viável ao produtor. Isso não quer dizer que se pensa em substituir completamente os defensivos agrícolas pelos biológicos, mas é nítido que estão ganhando mercado mediante produtos de alta tecnologia, sendo uma valiosa ferramenta de rotação para colaborar com uma agricultura mais produtiva.

O controle biológico e os defensivos agrícolas, assim como as outras ferramentas preconizadas pelo manejo integrado de pragas, devem compor o conjunto de medidas de controle utilizadas pelo agricultor. Dessa forma, se atinge altos níveis de eficiência no manejo reduzindo os danos, e permitindo ao produtor o aumento do retorno financeiro de sua lavoura.

Antes, o mercado de soluções biológicas era visto como pequeno, de baixa eficácia e qualidade inconsistente. Agora, com o crescente interesse das multinacionais e maior capital para investimentos, utilizando os biológicos como estratégia de diferenciação, é natural esperar a introdução de uma nova gama de produtos no mercado. Inclusive, o foco estratégico da FMC em biológicos oferece soluções integradas que permitem melhorar a produtividade de maneira sustentável, tanto para o produtor como para toda a cadeia envolvida na produção e comercialização de alimentos.

O mercado mundial de biológicos tem crescido a um ritmo cinco vezes maior que o da indústria de agroquímicos, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio). Entre 2011 e 2014, o mercado mundial desses produtos teve crescimento médio anual de 15,3%. Isso se deve, em primeiro lugar, a uma questão de investimento, uma vez que para desenvolver um novo defensivo o custo é extremamente alto: US$ 286 milhões, enquanto o biológico custa uma fração desse valor. Além disso, existe uma demanda da sociedade e dos órgãos reguladores pela produção de alimentos sem resíduos. Nesse contexto, a utilização dos defensivos biológicos em alternância com os produtos químicos, permite que sejam realizadas aplicações visando o controle de pragas e doenças no final do ciclo de cultivo, quando a aplicação de defensivos químicos é limitada em função dos limites máximos de resíduo e intervalo de carência.

Outra vantagem da introdução de produtos biológicos no manejo é a extensão da vida útil dos defensivos químicos. Biológicos representam novos e complexos mecanismos de ação, para os quais a evolução da resistência de pragas e doenças é menos problemática. Considerando que o lançamento de novas moléculas químicas tem ocorrido de forma cada vez mais lenta, a manutenção da alta eficácia das moléculas atuais é fator crítico para a sustentabilidade da agricultura e nesse sentido a integração com biológicos é fundamental para retardar a evolução da resistência e prolongar do ciclo de vida desses ativos.

Biológicos têm uma expectativa de crescimento robusto, fornecem alternativas eficazes e sustentáveis, são uma eficiente ferramenta para proteger os altos investimentos em sementes e a rentabilidade do agricultor. Os produtores estão adotando o manejo integrado de pragas (MIP), no qual o uso de defensivos biológicos desempenha papel central. A tendência do mercado é que o uso de biológicos conviva em harmonia com os defensivos químicos.

A mudança no perfil dos produtos biológicos e o aumento exponencial de sua utilização, migrando de nichos para a consolidação no mercado, atingindo as principais culturas, depende da evolução dos processos de produção massal e formulação. Para a consagração dos produtos biológicos, suas formulações devem cada vez menos depender de logística diferenciada para transporte, armazenamento e aplicação. Essa evolução só será possível com investimentos massivos em tecnologia de fermentação e formulação de microrganismos, o que até então, não foi profundamente desenvolvido considerando as características desejáveis para um defensivo Biológico, diferente do mercado nutracêutico que tem galgado avanços significativos no passado recente.

Nós, da FMC, acreditamos firmemente que soluções biológicas são um diferenciador chave e crescente no mercado de proteção de cultivos. Esse segmento está evoluindo e os principais fatores são a demanda por soluções integradas, o aumento da pressão regulatória e o amadurecimento das biotecnologias. Os biológicos oferecem uma nova plataforma para as empresas de defensivos, permitindo que mantenham não somente o ritmo de evolução dos negócios, como a defesa de suas moléculas químicas.

A parceria firmada entre a FMC e a Chr. Hansen tem como objetivo desenvolver novos produtos via compartilhamento do que se tem de melhor em conhecimento na indústria. A Chr. Hansen detém a mais alta tecnologia em microbiologia com caracterização, seleção e fermentação em larga escala, enquanto a FMC fornece sua capacidade em formulação, pesquisa e desenvolvimento no campo, registro e comercialização de produtos, assim como acesso ao mercado global. Um exemplo de que essa parceria tem sido muito valiosa é o lançamento do Nemix C para uso na cultura de cana-de-açúcar. Trata-se de um inoculante altamente concentrado, que cria um biofilme ao redor da raiz, aumentando a proteção e a sanidade da planta, como uma barreira viva que cresce com a raiz. Além de Nemix C, a aliança entre FMC e CHr Hansen, atualmente, detém um pipeline robusto de inovação que trará ao mercado global uma série de soluções biológicas focadas no crescimento de plantas e no controle biológicos de pragas e doenças nos principais cultivos agrícolas.

A FMC tem foco estratégico em biológicos para oferecer soluções integradas que permitam melhorar a produtividade de uma forma mais sustentável tanto para o agricultor como para toda a cadeia envolvida na produção e comercialização de alimentos. Nosso último lançamento da linha de defensivos biológicos foi o Regalia Maxx, biofungicida que ativa os sistemas naturais de defesa da planta, protegendo-a de ataques de fungos e bactérias. Regalia Maxx é altamente eficiente e possui o menor intervalo de carência entre aplicação e colheita do mercado, permitindo assim aplicações no final do ciclo sem impactos nos níveis de resíduos. Com Nemix C, Dipel, Regalia Maxx e os futuros lançamentos da linha de inovação focada em biológicos, a FMC manterá seu papel de protagonista no mercado nacional como provedora de soluções sustentáveis para a agricultura.

Enfim, estamos no limiar de uma nova era para os biológicos onde a identificação, seleção, avaliação e produção de novos micro-organismos deverá ganhar uma escala sem precedentes, resultando em formulações estáveis e de prolongada vida de prateleira com impacto positivo expressivo na percepção e adoção dessa ferramenta pelos empresários e produtores rurais.

Sobre a FMC

Por mais de um século, a FMC tem servido os mercados industriais e de consumo agrícolas globais com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2015, a empresa adquiriu a Cheminova e, no mesmo ano, totalizou uma receita de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 6 mil pessoas em todo o mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC saúde e nutrição e FMC de lítio. Para mais informações, visite www.fmc.com

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. É pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras culturas. O foco da empresa está em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br.

 

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