Jornalista Felipe Adam lança livro "Vagões de Lembranças" no dia 9 de novembro, em Blumenau

• Escrito por  Nane Pereira
  • Publicado em Demais

O evento ocorre às 19h30min, na Livraria Blulivro, do Shopping Park Europeu

Trilhos, pontes e túneis do Vale do Itajaí. Memórias, saudosismo e emoção. Este é o enredo do livro-reportagem “Vagões de Lembranças”, do jornalista e escritor Felipe Adam, que durante dois anos pesquisou e registrou o trajeto, as lembranças e as narrativas de personagens envolvidos com a história da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC). A obra será lançada no dia 9 de novembro, às 19h30min, na Livraria Blulivro, do Shopping Park Europeu, em Blumenau. O evento é gratuito e aberto ao público e o livro custa R$ 24,90. Com a coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster, o livro “Vagões de Lembranças” é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, no qual 300 exemplares serão distribuídos gratuitamente para a rede pública de ensino, universidades do município e arquivo histórico.

“A EFSC foi a única ferrovia do Brasil construída com tecnologia alemã. Puxou o progresso e foi a grande responsável pelo desenvolvimento das cidades do Vale do Itajaí. Locomotivas e vagões que eram tidos como parte da família. Sessenta e dois anos de história espalhados por 180 quilômetros de trilhos que, hoje, dão lugar ao modal rodoviário. Neste livro-reportagem, tentei me pautar não na história propriamente dita, mas nos bastidores dela. Os funcionários da linha férrea, vizinhos de estações, as pessoas que simplesmente andavam de trem para visitar os familiares. Foi a vivência delas que me fez entender uma época diferente, de mais de quatro décadas atrás, mas que ainda permanece muito viva na memória das pessoas”, diz o escritor e jornalista Felipe Adam.

Para a coordenadora editorial do livro, Soila Freese, a Estrada de Ferro Santa Catarina deixou um rico patrimônio material e imaterial nas cidades por onde passou. “Deixou também fortes marcas naqueles que testemunharam a sua história. Para muitos, ficou a saudade do barulho do trem, passando próximo ao quintal da casa. Para outros, a doce lembrança de uma infância onde o trem foi o protagonista, o personagem que diariamente trazia o encanto do apito e da fumaça”, complementa.

Segundo Adam, a ideia de escrever o livro surgiu ao ouvir uma conversa, em um Domingo de Páscoa com a família, em 2012. “Desde pequeno ouço as histórias de minha mãe, moradora próxima de um ponto de embarque em Blumenau e de meu pai, natural de Presidente Getúlio, que, para poder andar de trem pegava o ônibus da ferrovia que fazia a ligação até Ibirama, local da estação mais próxima. Devido a estes dois fatores e também pelo fato de ter proximidade com as três principais cidades do leito ferroviário - Itajaí, Blumenau, Rio do Sul - optei em ir ao encontro da própria história”, explica.

FELIPE ADAM
Natural de Blumenau, Santa Catarina. É graduado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atuou como repórter em revistas e televisão, e, como locutor em eventos. Atualmente, trabalha como professor e coordenador pedagógico em curso pré-vestibular. Interessado por assuntos que envolvam a História e a Literatura, “Vagões de lembranças” é fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também é o seu primeiro livro.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Vagões de Lembranças”, de Felipe Adam
09 de novembro, às 19h30min
Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, via Expressa, Blumenau (SC)
Entrada gratuita e aberta ao público
Valor de lançamento do livro: R$ 24,90
Coordenação Editorial: Soila Freese