Alunos de Atibaia (SP) participam do Flat Stanley, intercâmbio de conhecimentos com crianças norte-americanas

• Escrito por  Ex-Libris Comunicação Integrada
  • Publicado em Demais

Projeto que incentiva em todo o mundo a troca de histórias empolga alunos do 4º ano da rede municipal da cidade paulista

A história do menino achatado que viaja o mundo dentro de um envelope chegou a Atibaia (SP). O Flat Stanley, projeto baseado no livro de mesmo nome do autor Jeff Brown, está sendo desenvolvido junto aos alunos do 4º ano de cinco escolas da rede municipal. O objetivo é incentivar esses estudantes a colocar em prática, de forma lúdica e criativa, o conteúdo aprendido nas aulas de Aprimoramento Linguístico em Inglês.

O livro que está servindo de inspiração para os alunos conta a história de Stanley, um garoto que foi achatado quando um quadro de avisos acidentalmente caiu em cima dele. Então, ele se aproveita de seu estado achatado – Flat em inglês – para viajar pelo mundo e visitar lugares novos e incríveis, já que ele cabe em um envelope.

Em todo o mundo, escolas de ensino fundamental participam dessa iniciativa, que já percorreu 47 países. O projeto consiste em enviar o Flat Stanley para uma viagem ao redor do planeta. Os alunos confeccionam seus personagens e fotografam características de sua cidade (ou país) e escrevem uma carta contando sobre o que o seu Flat Stanley viu nessa “viagem”.

Em seguida, esse material é enviado em um envelope para destinatários de outro país – uma turma de cada escola envia para um destinatário em particular. Este então acolhe o personagem e o “leva para um passeio” em sua própria cidade. Todos esses momentos são registrados em fotos e, no final, o mesmo envia a resposta da carta, juntamente com as fotos tiradas.

“Esse intercâmbio de conhecimento é muito bacana e estimulante para nossas crianças. Cerca de 200 alunos estão envolvidos no projeto este ano, de forma piloto. Ano que vem queremos estendê-lo a todas as 26 escolas municipais de Atibaia”, comenta Márcia Bernardes, secretária municipal de educação.

Em Atibaia, os estudantes mirins confeccionaram e coloriram desenhos de Flat Stanley. Além disso, visitaram, junto com os mediadores da Planneta, a Pedra Grande, a Praça Guanabara e o Lago do Major, locais escolhidos por eles como pontos importantes da cidade. E registraram tudo em muitas fotos! Todo esse material e suas histórias, escritos em inglês, estão sendo enviados para alunos norte-americanos de vários estados, como o Tennessee e a Califórnia. A previsão é de que esses alunos brasileiros recebam as respostas às suas cartas ainda em novembro.