Eólica poderá atender 20% da demanda global por eletricidade em 2030

• Escrito por  Rita Silva
  • Publicado em Demais

Eólica poderá atender 20% da demanda global por eletricidade em 2030

A energia eólica poderá atender 20% do consumo global de eletricidade em 2030. Esta é uma das conclusões do Global Wind Energy Outlook, que o Conselho Global de Energia Eólica acaba de lançar. O relatório analisa quatro cenários futuros da indústria de energia eólica para 2020 de 2030 e 2050.

Em 2030 a energia eólica pode chegar a 2.110 GW, fornecendo até 20% da eletricidade global, criar 2,4 milhões de novos postos de trabalho e reduzir as emissões de CO2 em mais de 3,3 bilhões de toneladas por ano, atraindo investimentos anuais de cerca de € 200 bilhões.

"Agora que o Acordo de Paris está entrando em vigor, os países precisam levar a sério os compromissos feitos em dezembro passado. O cumprimento das metas de Paris significa fornecer eletricidade completamente livre do carbono bem antes de 2050 e a energia eólica terá um papel fundamental nesta conquista ", declarou Steve Sawyer, secretário-geral do GWEC.

A dramática redução nos preços da energia eólica, solar e outras renováveis, ocorrida nos últimos anos, tornou o setor de energias livres do carbono não só tecnicamente viável mas é economicamente competitivo também. Novos mercados estão se desenvolvendo rapidamente em toda a África, Ásia e América Latina, fornecendo energia limpa para apoiar o desenvolvimento sustentável.

"A energia eólica é a opção mais competitiva para adicionar nova capacidade para a rede em um número crescente de mercados", destacou Sawyer. "Se quisermos alcançar os objetivos do Acordo de Paris, precisaremos fechar usinas movidas a combustível fóssil e substituí-las por eólica, solar, hidráulica, geotérmica e biomassa. Essa será a parte mais difícil e os governos precisam ser sérios em relação a isso se quiserem cumprir as promessas que eles mesmos fizeram."

"A descarbonização do sistema energético global inclui o setor dos transportes como um dos principais emissores de carbono. O mercado para a mobilidade elétrica, tanto em relação aos veículos elétricos como aos transportes públicos, vai continuar a crescer de forma significativa e, com ele, a demanda por eletricidade para o setor de transporte. A energia eólica está em uma pole position para suprir essa demanda futura de energia, tornando a indústria eólica um dos principais segmentos do setor de energia", explicou Dr. Sven Teske, analista principal do relatório e diretor de Pesquisa do Institute for Sustainable Futures da Universidade de Tecnologia Sydney.

O relatório examina o cenário central e o cenário de novas políticas do World Energy Outlook da Agência Internacional de Energia (IEA), e compara com o Cenário 450 do IEA, o cenário moderado GWEC e o cenário avançado GWEC. Os resultados mostram como a indústria eólica global vai se comportar em termos de oferta global de eletricidade, redução das emissões de CO2, emprego, corte de custos e investimentos. Estes quatro cenários do lado da oferta são então comparados com dois cenários diferentes para o desenvolvimento da procura por eletricidade.

Em 2015, as instalações de energia eólica em todo o mundo responderam por 433 GW. Apenas no ano passado foram adicionados ~ 60 GW.