A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

IB inicia curso de habilitação para ferramenta que evita a entrada de pragas sem ocorrência em determinada região

  • Escrito por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O evento, focado para profissionais que acompanham o campo de produção, tem a finalidade de ampliar o mercado exportador

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), realiza o XLIV Curso de Pragas para Habilitação de Engenheiros Agrônomos para Emissão de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), no Centro Experimental Central do Instituto Biológico, em Campinas, até 21 de outubro de 2016.

A Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) é uma ferramenta utilizada para evitar a entrada de pragas quarentenárias, ou seja, que possuem relevância econômica, em locais que não registraram suas ocorrências ou que já comprovaram estar livres e com suas disseminações controladas. “A CFO é um dos métodos mais importantes de preservação do patrimônio financeiro e alimentar”, diz a pesquisadora do IB Harumi Hojo.

O evento, focado para profissionais que acompanham o campo de produção, tem a finalidade de ampliar o mercado exportador. “É a habilitação que engenheiros agrônomos da iniciativa privada recebem para emitirem documentos que atestam a sanidade de partidas em cumprimento aos requisitos do Órgão Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) do país importador”, diz a pesquisadora.

A emissão desses certificados é regulamentada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de acordo com a Instituição Normativa 33, de 24 de agosto de 2016. “O profissional que participar do curso e atender as exigências previstas nessa normativa será habilitado a certificar pragas polífagas, que possuem mais de um tipo de hospedeiro. Contudo, nesta edição o foco será pragas de sementes, de soja e milho, e de espécies ornamentais, como begônias e crisântemos”, diz Harumi.

Para receber a habilitação, porém, deve-se ter 100% de frequência no curso e o mínimo de 75% de aproveitamento, que será avaliado por meio de provas, de múltipla escolha ou dissertativas, realizadas ao final de cada dia do curso.

Referência

O IB, por meio de seus Laboratórios de Diagnóstico Fitossanitário, é referência em análises e emissão de laudos de análises fitossanitárias. O instituto realiza exames de amostras provenientes de materiais importados, para exportação e de pragas quarentenárias A2 – existentes no Brasil, mas sob controle oficial –, com objetivo de prevenir que novas pragas entrem e se disseminem pelo País ou entre Estados isentos.

O Instituto Biológico realiza análises em várias espécies de plantas, como batata-semente, bulbos e sementes de plantas ornamentais, olerícolas, forrageiras, insetos em pallets e containers, frutas in natura e mudas in vitro. O IB realiza ainda exames em amostras provenientes de produtores rurais, usineiros, empresas de micropropagação, colecionadores de orquídeas e empresas de alimentos e de exportação. O instituto de pesquisa paulista presta serviço para a Polícia Militar, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), prefeituras e serviço de Defesa Agropecuária de diversos Estados brasileiros.

SERVIÇO: XLIV Curso de Pragas para Habilitação de Engenheiros Agronomos para Emissão de CFO/CFOC

Data: 17 a 21 de outubro de 2016.

Horário: A partir das 8h.

Local: Centro Experimental do Instituto Biológico.

Endereço: Rodovia Heitor Penteado, Km 3, Campinas – SP.

Por Giulia Losnak (estagiária) e Fernanda Domiciano

Mais informações para imprensa

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

 

Notícias::

Mais Itens::