Com o final das Olimpíadas no Rio de Janeiro, agora o foco é o Japão

• Escrito por  Toda Comunicação
  • Publicado em Demais

Para os brasileiros que pensam em visitar para os próximos jogos ou até mesmo mudar para o país do origami, os dois países tem muitas diferenças culturais

O Japão é um país-arquipélago localizado na Ásia Oriental escolhido para sediar os próximos Jogos Olímpicos. No entanto, gostar de peixe cru não é a única grande diferença cultural japonesa perante o Brasil. Conhecido por sua cultura colorida e extravagante retratada nos animes, o Japão tem mais alguns outros costumes que podem ser bastante diferentes para os brasileiros.

De acordo com Nicole Yamashita, uma nipo-brasileira de 12 anos, filha de descendentes japonês, para ela, a principal diferença entre Brasil e Japão, é a forma de tratamento entre as pessoas “Quando as pessoas acabam de se conhecer, elas dizem ‘Yoroshiku’, que na tradução para o português, significa ‘Por favor, seja bom para mim’, ao invés de dizer apenas ‘prazer em conhecer’”, conta Nicole. Segundo a pré-adolescente, é uma forma muito bonita de receber alguém em sua vida.

Além disso, ainda de acordo com Nicole, os japoneses não desejam “boa sorte” quando alguém está prestes a realizar algo importante “Eles dizem ‘Gambatte’, que significa ‘faça o seu melhor’”, "se esforce"diz. A saudação através da reverência - no lugar do aperto de mão, quando agradecem e principalmente em um pedido de desculpas - também é um hábito japonês.

Nicole lista mais alguns costumes japoneses que são bem diferentes dos brasileiros:

1.Os japoneses andam pelo lado esquerdo da rua;

2.Não se entra nas casas ou alguns estabelecimentos - como hospitais - utilizando sapatos. Ao invés disso, utilizam-se sapatilhas chamadas de kinkai. Os japoneses são muito limpos e organizados e não permitem que a sujeira da rua seja levada para dentro de casa;

3.Na cultura japonesa, quem paga a conta nos restaurantes é sempre a mulher. Isso porque são as mulheres que administram as finanças da família;

4.Os alunos que fazem a limpeza das escolas;

5.Fazer barulho ao tomar uma sopa é sinal de respeito. Mostra que você está gostando do prato;

6.Segundo Nicole, um outro exemplo de tratamento japonês é, antes de comerem, os japoneses dizem “Itadakimasu”, que é uma forma de agradecimento às plantas e animais que deram suas vidas para a refeição que estão prestes a comer.

Embora alguns desses hábitos pareçam diferentes e estranhos, os brasileiros certamente tem muito o que aprender com os japoneses. Não é a toa que, mesmo para um país tão pequeno, a economia japonesa é a terceira maior do mundo. Arigatou!