Mais de 70 empresários confirmaram participação em missão comercial à Argentina

• Escrito por  Vanessa Portes
  • Publicado em Demais

A ação é uma iniciativa da Investe São Paulo em parceria com Apex-Brasil, Abit e APLA para ajudar empresas paulistas a encontrar compradores e parceiros em Buenos Aires

O mercado argentino tem despertado o interesse de empreendedores paulistas. Na missão comercial que a Investe São Paulo promoverá entre os dias 2 e 4 de novembro em Buenos Aires, por exemplo, 78 empresários já confirmaram presença – número que deve ser ampliado nas próximas três semanas anteriores ao evento.

“A intensificação das relações institucionais e comerciais entre Brasil e Argentina abre muitas oportunidades para as empresas paulistas. O país tem uma economia pujante e com tendência de crescimento nos próximos anos. Além disso, a classe média portenha tem um alto poder de compra. A missão vai ajudar os empreendedores do Estado de São Paulo a aproveitarem as novas possibilidades de negócios com o país que existem hoje”, afirmou o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós.

A ação é realizada pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportações do Estado de São Paulo, e faz parte do programa SP Export. Realizado por meio de convênio com a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o SP Export visa incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista.

Para essa missão, a Investe SP e a Apex-Brasil contam também com a parceria da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que selecionou participantes do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, e do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA), que agrupa agentes da cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar.

“A Argentina é o principal destino do nosso setor, representando 23% do total exportado pelo Brasil no ano passado. Por isso, é essencial desenvolvermos esforços conjuntos para ampliar o comércio bilateral entre nossos países, recuperando a participação brasileira neste importante mercado, que nos últimos anos foi substituída em parte por produtos asiáticos. Além disso, temos uma janela de oportunidade, uma vez que os governos argentino e brasileiro vivenciam um momento de maior dinamismo e integração”, afirma o presidente da Abit, Rafael Cervone.

Conexão SP-Argentina
Historicamente, a Argentina sempre foi um parceiro comercial importante para São Paulo. Hoje, por exemplo, o Brasil tem mais de 5 mil empresas que exportam para a Argentina, e mais da metade delas estão no Estado.

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços , o país portenho figura hoje na segunda colocação do ranking de países para os quais São Paulo mais exporta, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Nesse comércio bilateral, as pequenas e médias empresas paulistas têm apresentado uma atuação de destaque nos últimos anos.
“De acordo com o MDIC, 82% das empresas paulistas que exportaram para a Argentina em 2015 venderam até US$ 1 milhão – o que aponta para uma provável maior participação de pequenas e médias empresas no comércio de São Paulo com o país. A missão da Investe SP tem o objetivo de consolidar e ampliar a atuação no comércio externo principalmente desse segmento do mercado”, observou Quirós.

A missão
A programação da missão promovida pela Investe SP e Apex-Brasil envolve, no primeiro dia, a realização de uma reunião preparatória com os empresários participantes, abordando temas como o mercado argentino, questões legais e tributárias, dicas de como fazer negócios, entre outros temas. Em seguida, os empreendedores poderão participar de visitas técnicas comerciais a redes de supermercados, lojas de departamentos, shopping centers, obras de construção civil, entre outros.

No dia 3, será realizada a abertura institucional da missão, com autoridades como o presidente da Investe SP, o presidente da Agencia Argentina de Inversiones y Comercio, Juan Procaccini, o Diretor Superintendente da Abit, Fernando Pimentel, e o presidente da
Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, entre outros. Na sequência, terão início as rodadas de negócios, que continuam ainda no dia 4 de novembro.

Sobre o SP Export
Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.
A iniciativa tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), por meio de convênio.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros, seminários de capacitação e atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços e informações de diversas instituições às principais regiões metropolitanas do Estado.

Sobre a Investe SP
A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina.
Em 2015, a Agência recebeu novas e importantes atribuições: o incentivo às exportações dos produtos paulistas, o gerenciamento de parques tecnológicos e o apoio às pequenas e médias empresas.

Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
Para mais informações, acesse www.apexbrasil.com.br.

Sobre Abit/Texbrasil
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, para apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,2 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.